Topo

Cuidados com os pés: como se forma e como acabar com chulé?

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral aqui, no ClickGrátis! Cuidados com os pés: como se forma como acabar com chulé?
Publicidade
Comente

A bromidrose [ou o chulé como é popularmente conhecido o problema] trata-se de uma espécie de “pum” emitido por bactérias que se proliferam nos pés dos indivíduos.

O fenômeno que causa o incômodo odor nos membros acontece quando as bactérias passam a se alimentar das peles e do suor concentrado nos pés, liberando em seguida um composto químico à base de ácido isovalérico e metanotiol, que são dois dos grandes responsáveis pelo famoso mau cheiro nos pés. Agora que você já sabe como se forma o chulé, é hora de conhecer algumas dicas que podem ajudar a evitar o problema. Confira!

Cuidados com os pés: como se forma e como acabar com chulé?

como-evitar-chule

Aprendendo a evitar o chulé

Publicidade

A melhor coisa a se fazer para prevenir o chulé é mantê-los sempre limpos e secos, portanto, é sempre importante dar atenção especial aos referidos membros no momento do banho, procurando secá-los completamente logo em seguida. Além disso, outra dica válida é evitar o uso de calçados fechados, optando sempre que possível por modelos capazes de proporcionar maior ventilação aos pés.

Algo que também deixa sua parcela de contribuição na luta contra o chulé é usar meias de algodão, esse tipo de peça permite uma melhor ventilação aos pés. Além disso, é importante também manter o interior dos calçados sempre bem higienizado e seco.

As medidas mencionadas são capazes de prevenir não só o chulé, mas também uma série de outros problemas que podem eventualmente surgir na região dos pés.  A seguir você confere uma lista de outros problemas que podem causar incômodo no referido membro.

Veja os problemas mais comuns na região dos pés

Publicidade

Bicho geográfico

O bicho geográfico é um parasita cujo nome científico é Ancylostoma brasiliense. Ele se desenvolve no interior de cães e gatos, pelo que, para entrar em contato com os humanos precisa ser expelido através das fezes dos referidos animais.

Uma vez em contato com a pele do ser humano, a larva do parasita vai perfurando a camada fina da pele. Sem força suficiente para passar da superfície da pele e poder botar seus ovos, o ‘bicho geográfico’ vai caminhando de forma desordenada, causando coceiras e deixando rastros na pele.

Para eliminar o bicho geográfico faz-se necessário o uso tópico de pomada à base de tiabendazol, que causa a morte da larva por envenenamento. Uma ótima maneira de prevenir esse tipo de problema é optar sempre pelo uso de calçados em ambientes onde vivem animais de estimação.

Leia também:

Micoses

As micoses, comuns principalmente nas unhas dos pés, são causadas por fungos dermatófitos, ou seja, que se alimentam de pele. A contaminação pode acontecer tanto em piscinas e saunas, quanto em simples visitas a manicures, especialmente nos casos em que tesouras e alicates não descartáveis ou não esterilizados são usados.

Bicho-de-pé

O bicho-de-pé nada mais é que uma espécie de pulga. Ela vive em pastos e chiqueiros e costuma estar sempre à procura de um novo hospedeiro para seus ovos. Ao penetrar a pele, o ‘bicho-de-pé’ alimenta-se do sangue de seu hospedeiro enquanto põe seus ovos, o processo pode durar até dez dias e gerar de 150 a 200 ovos. Depois de ‘botar’, o bicho simplesmente morre. Para evitar qualquer tipo de infecção, o indivíduo que contraiu o bicho-de-pé deve retirar a pulga enquanto ela ainda está viva com auxílio de uma agulha esterilizada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: