Topo

Conheça os mitos e verdades sobre a água potável e se surpreenda

Dicas de saúde, bem estar e alimentação saudável você confere sempre aqui, no Click Grátis! Conheça os mitos e verdades sobre a água potável e se surpreenda
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Com a crise hídrica que acabou atingindo várias partes do Brasil nos últimos meses, as dúvidas relacionadas ao consumo de água potável acabaram tomando dimensões ainda maiores que as observadas em outras épocas. E pra piorar, apenas uma pequena parcela dessas dúvidas foi esclarecida por meio das mídias mais convencionais.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar por aqui alguns dos principais mitos e verdades relacionados ao assunto, para que assim as principais questões sobre o consumo de água sejam elucidadas de uma vez por todas.

Veja os grandes mitos e verdades relacionados à água potável

O sódio presente na água mineral pode ser prejudicial

Publicidade

Parcialmente verdade – a legislação vigente no Brasil sugere que a água mineral vendida para consumo precisa possuir no máximo 200 miligramas de sódio por litro.

No caso de a água possuir uma quantidade de sódio maior que essa, portanto, há sim o risco dela ser prejudicial à saúde. Isso porque o consumo de sódio em excesso pode aumentar o risco de problemas como desidratação, cálculo renal ou bexiga, hipertensão e até problemas cardíacos.

Tomar água em jejum emagrece

Mito – não existe nenhum registro cientifico que comprove isso.

Publicidade

Leia também:

Devo beber água mesmo sem ter sede

Verdade – a sede é uma maneira encontrada pelo corpo para transmitir o sinal de que necessita de água, o que ocorre, portanto, quando o líquido de que precisa já está abaixo do ideal.

Isso significa que o melhor a se fazer é tomar água antes mesmo do esgotamento desses líquidos, para que o corpo fique sempre bem hidratado. Especialistas recomendam, por exemplo, que as pessoas tomem água sempre depois de urinar, isso ajuda a equilibrar a perda de peso. O mesmo vale para depois da prática de exercícios físicos.

Se beber água da torneira fico doente

Mito – em lugares onde há abastecimento e tratamento de esgoto a água da torneira é potável, isso significa que ela geralmente não possui organismos capazes de causar doenças, sendo assim propícia ao consumo. Em todo caso, para quem gosta de se precaver, a dica é ferver a água por 15 minutos.

Água mineral não perde a validade

Parcialmente verdade – dificilmente uma água que é armazenada em um frasco vedado e em um ambiente seco e arejado perderá sua validade. Apesar disso, se o frasco de água ficar muito tempo no sol o seu conteúdo poderá ficar esverdeado e impróprio para o consumo.

A água com gás hidrata menos do que a natural

Mito – a água com gás hidrata da mesma maneira que a água sem gás, o que difere a primeira da segunda é que ela possui dióxido de carbono em sua composição, o que pode acabar dificultando a absorção de cálcio, trazendo assim o risco de osteoporose.

Se tomar água em excesso eu posso passar mal

Verdade – consumir água em excesso pode aumentar o risco de hiponatremia, que é a diminuição de sódio no sangue, o que em determinado estágio pode acabar causando tonturas, convulsões e até mesmo a morte.

Preço alto indica que a água é mais saudável

Mito – nem sempre a natureza do valor pago por um produto assegura a qualidade do mesmo. No caso da água, o valor do transporte e da embalagem é que pode deixar o produto mais caro.

Apesar disso é importante dizer que determinadas características que deixam a água mais palatável e com uma menor concentração de sais e sabor, podem elevar o preço de certas marcas de água.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: