Topo

Conheça os fatores que podem prejudicar o diagnóstico em um exame

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias estão aqui, no ClickGrátis! Conheça os fatores que podem prejudicar o diagnóstico em um exame
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Quando um médico faz um pedido de exame ao paciente, ele geralmente transmite ao mesmo as informações básicas sobre como fazer e o que pode ser feito antes do exame propriamente dito.

Apesar disso, nem sempre as informações básicas são suficientes para minimizar as chances de um diagnóstico precipitado no exame. Isso porque alguns fatores e atitudes até certo ponto comuns, podem alterar as evidências de um problema. A seguir você poderá algumas dessas atitudes ou situações. Veja!

Conheça os fatores que podem prejudicar o diagnóstico em um exame

fatores-que-prejudicam-exames

Fator sexo

Publicidade

Os limites considerados normais em um resultado de exame podem variar dependendo do sexo do paciente. Os índices de testosterona na mulher, por exemplo, são bem mais baixos que no homem.

Pontos como este devem sempre ser considerados no resultado de um exame, o médico, no entanto, sabe disso melhor que ninguém.

Posição da coleta de sangue

Em um exame de sangue, quando o material é colhido com o paciente de pé a tendência é que ele carrega uma quantidade maior de cálcio e colesterol, isso porque nessa posição o ritmo dos batimentos cardíacos é maior do que o de quando o paciente está sentado.

Fator alimentação

Publicidade

Alguns exames laboratoriais exigem que o paciente esteja em jejum no momento da coleta. Exemplo disso são os de ureia e creatinina.

Leia também:

Fator cigarro

Para se fazer um exame de sangue, é importante que o paciente fumante se abstenha das tragadas em pelo menos três horas antes da coleta. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro podem provocar inflamações capazes de modificar as taxas de partículas como colesterol circulante.

Cafeína e álcool

72 horas é o prazo que uma pessoa deve se abster do álcool antes da realização de um exame laboratorial. Isso porque o álcool agride o fígado, liberando assim algumas doses extras de triglicérides como resposta, ocasionando ainda algumas mudanças na glicemia, uma vez que a bebida possui açúcar em sua composição

No caso da cafeína, quando ingerida em excesso ela reduz momentaneamente a glicose nas artérias, portanto, antes de ir ao laboratório o máximo permitido seria uma xícara de café.

Medicamentos

Alguns medicamentos como a aspirina podem afetar o teste de coagulação, que é o responsável por determinar os riscos de trombose e AVC. Em todo caso vale a dica de perguntar ao médico a respeito das contraindicações.

Gravidez

É muito importante que a saúde da mãe e do bebê seja observada constantemente. Mas devido às mudanças hormonais dessa fase, alguns exames sanguíneos devem ter seus padrões alterados.

Um exemplo da alteração mencionada é que o TSH, substância que indica o bom funcionamento da tireoide, sofre uma queda no período de gestação.

O médico, no entanto, sabe lidar perfeitamente com esse tipo de situação, devendo a paciente, portanto, informar o médico a respeito da gravidez, quando houver necessidade de exames.

Fator idade

Com o passar do tempo muitos órgãos tendem a ir deixando de desenvolver seu papel como deveria.

Os rins, por exemplo, com o passar dos anos começam a perder a capacidade de eliminar substâncias tóxicas, fazendo com que a ureia e a creatina apareçam em doses mais elevadas nos exames, o que, no entanto, pode ser encarado como algo natural.

Diante dessa situação, em alguns casos de exames de idosos, o mais recomendável seria a execução de exames complementares.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos pode alterar as concentrações de diversas moléculas no sangue. Por isso, recomenda-se a abstenção de atividades físicas horas antes de ir até o laboratório para a realização de um exame.

Além disso, os pacientes que vão andando até o laboratório devem reservar alguns minutos de repouso antes de proceder para a realização dos exames.

Vale ressaltar que essas informações são meramente informativas, e não dispensa em hipótese alguma a necessidade de uma consulta médica, cabendo ao paciente o cumprimento das orientações dos profissionais de saúde.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: