Como comer chia: 11 ideias para aproveitar a versatilidade do alimento

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A chia é uma semente rica em gorduras, sendo que mais da metade é o ácido alfalinoleico e ômega 3, tipo de gordura importante para a saúde do coração e bom funcionamento do corpo.

A melhor parte é que para ter os benefícios, não é necessário consumir a semente pura, afinal, é possível misturar com diferentes tipos de alimentos. Veja a seguir algumas possibilidades para o seu cardápio saudável.

Ideias para comer a chia

Polvilhe a chia nos alimentos doces

A chia é tão versátil que pode ser misturada até com sua sobremesa, o que inclui sorvete Iogurte, frutas, saladas de frutas, entre outros. Isso além de deixar tudo mais crocante ainda enriquece com fibras.

Vale lembrar que em receitas úmidas seu consumo deve ser imediato para evitar que crie uma cobertura gelatinosa. Outra coisa que deve ser ressaltada é que a chia deve ser consumida em pequenas quantidades para não atrapalhar o sistema digestivo.

Misture a chia aos cereais

A chia também pode ser misturada com cereais, como granolas e barrinhas de cereais feitas em casa.

Adicione chia à salada

Na hora de temperar sua salada com azeite e limão, adicione também um pouco de chia, ela dá uma nova cara à sua salada deixando com uma textura diferente, mais crocante e semelhante ao gergelim.

Enriqueça massas com chia

Outro alimento que cai bem com chia é a massa, a lista de opções inclui pães, tortas e bolos, que ficam muito mais saudáveis. Você pode usá-la tanto jogando a sementinha no meio da massa ou substituindo a farinha de trigo por ela. A dica é usar 10% da quantidade da farinha principal em farinha de chia, tudo para adicionar mais nutrientes.

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Complemente a omelete com chia

Para deixar seu omelete mais saborosa e nutritiva, adicione a chia na hora do preparo. O preparo da omelete pode ser o tradicional mesmo, assim após bater os ovos acrescente a chia e bata mais um pouco.

Dessa forma seu omelete vai garantir mais saciedade e se tornar mais rico em gorduras boas. Procure adicionar apenas uma colher de chá para cada ovo usado na receita.

Chia como substituta do ovo

Você sabia que a chia também pode substituir o ovo? Pois é, e isso principalmente no caso de pudim. Acontece porque ao ser misturada com água ela se transforma em uma espécie de gel.

A dica é bater a chia no liquidificador, depois adicionar água e levar ao fogo para ferver. Quando levantar fervura adicione farinha de chia. Vale dizer que essa substituição não pode ser feita em qualquer receita: aquelas que são feitas à base de ovos ou que levam mais de quatro ovos não ficarão iguais com esta substituição.

Engrossando caldos e molhos com chia

Quando precisar deixar o molho ou caldo mais grosso, troque o amido de milho por chia, isso vai deixar seu prato mais saudável e rico em proteínas e gorduras boas. Use uma colher de sopa da farinha de chia para cada 500 gramas de alimento.

Dando liga em receitas com carne com chia

Em pratos com carne que levam farinha de rosca, tais como almôndegas, bolos de carne ou hambúrgueres, a chia também pode ser usada para dar liga à receita. Para cada 500g de carne moída use duas colheres de sopa de semente de chia.

Geleia com chia

O gel da chia pode ser usado também na criação de geleias caseiras. Para isso use 200 gramas de fruta de sua escolha e quatro colheres de sopa do gel de chia e leve ao fogo baixo, adoce a gosto.

Pudim de chia

Para fazer pudim usando chia, basta hidratar a chia em um líquido de sua escolha, podendo ser leite, suco, iogurte natural ou saborizado, leites vegetais ou leite de coco. Deixe a chia no líquido por cerca de seis horas e depois misture com o que quiser. Em seguida misture com frutas de sua preferência para combinar diferentes sabores.

Mingau de chia

A mistura do gel da chia com leite e adoçante se torna um delicioso mingau de chia, rico em fibras, proteínas e gorduras da chia.



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