Topo

Calvície masculina: Mitos e verdades que você precisa saber sobre o problema

Dicas de saúde, alimentação saudável e bem estar você confere aqui, no Click Grátis! Calvície masculina: Mitos e verdades que você precisa saber sobre o problema
Publicidade
Comente

A calvície é algo que desde cedo costuma assustar os homens, mas, será que o assunto demanda mesmo tanta preocupação assim? Será que tudo o que é dito sobre a calvície é realmente verdade? E estaria esse problema de alguma forma ligado á genética?

Essas e outras dúvidas você esclarece logo mais na sequência com a lista de fatos que preparamos com base na opinião de especialistas em questões relacionados à saúde dos cabelos.

Confira os maiores mitos e verdades sobre a calvície masculina

calvice-masculina

Usar boné causa calvície

Publicidade

Mito. Segundo especialistas, usar boné em lugares fechados pode resultar em um aumento na produção de seborreia, que por sua vez leva ao surgimento de caspas e prurido. Em todo caso, isso por si só não é o suficiente para desencadear a calvície.

Estresse causa queda de cabelo

Verdade. Por mais que algumas pessoas tenham isso como um mito, o fato é que estudos já comprovaram que as substâncias liberadas nos momentos de estresse mudam a química do corpo e acabam ocasionando a queda dos cabelos, portanto, viver sob constante clima de estresse pode sim contribuir para o surgimento da calvície.

Leia também:

Pintar o cabelo ocasiona calvície

Publicidade

Mito. As colorações disponíveis no mercado atualmente possuem fórmulas seguras. Dito isso, não só é improvável como também impossível que a tinta sozinha resulte em uma queda de cabelos. Vale ressaltar, no entanto, que em caso de uso incorreto da tintura o resultado pode ser fios quebradiços, o melhor é seguir sempre as instruções de uso.

Anabolizantes podem causar calvície

Verdade. Segundo especialistas, os anabolizantes são responsáveis por aumentar a produção de DHT, que é um componente derivado da testosterona, capaz de levar à queda excessiva dos cabelos e até levar à morte.

Caspa pode causar calvície

Mito. De acordo com especialistas, a caspa, conhecida também como dermatite seborreica, até pode aumentar o nível da queda de cabelos, no entanto, ela jamais pode provocar uma calvície severa ou definitiva por si só.

A calvície é uma condição hereditária

Verdade parcial. Especialistas afirmam que o fator hereditariedade aumenta as chances de um homem se tornar calvo. Apesar disso, há casos em que devido ao padrão genético dos pais o filho acaba não desenvolvendo o problema, pelo que, pode ser equivocado dizer se uma pessoa vai ou não se tornar calva considerando apenas a sua descendência genética.

Homem de corpo peludo tem maiores chances de ser calvo

Mito. Uma tese defende que por conta do mecanismo hormonal de queda capilar ser o mesmo do crescimento dos pelos no corpo essas duas questões podem estar de alguma maneira relacionadas.

O fato, porém, é que não existe absolutamente nada capaz de comprovar essa suposta teoria, mesmo porque se assim fosse todo peludo seria calvo e vice-versa, o que normalmente não acontece.

Remédio para calvície deixa o homem impotente

Mito. Segundo especialistas, apesar de os medicamentos sintéticos (que são elaborados quimicamente) apresentarem uma eficácia maior, na atualidade o mercado já dispõe de diversas opções em fitoterápicos orgânicos (oriundos de plantas) que embora sejam naturais também proporcionam excelentes resultados sem ocasionar efeitos colaterais.

Se o homem não for calvo aos 40, não será mais

Mito. Especialistas alertam que em determinados casos a calvície pode surgir a partir dos 40 anos de idade. Esses são os casos em que ela se desenvolve mais lenta e gradativamente.

Dito isso, é importante ressaltar também que quanto mais cedo o problema se manifesta, pior pode ser o prognóstico. Em todo caso, porém, em 90% dos casos de homens que herdaram o gene da calvície os sintomas tendem a se manifestar justamente por volta dessa faixa de idade, ou seja, por volta dos 40 anos.

Quem tem calvície dificilmente vai ter câncer de próstata

Mito. Apesar de muita gente acreditar que os calvos têm menores chances de ter câncer de próstata, estudos realizados apontam justamente o contrário. Segundo as pesquisas, a verdade é que determinados padrões da calvície podem resultar em maiores riscos para o câncer de próstata.

Apesar de tudo, o assunto pode dividir opiniões mesmo entre especialistas. Em declarações já concedidas à imprensa, por exemplo, o diretor do Instituto do Cabelo, Luciano Barsanti, sugeriu que o fato de as doenças serem desencadeadas por genes diferentes pode dirimir em parte as possibilidades de uma desencadear a outra.

“Coincidentemente o mesmo hormônio, o DHT (Diidrotestosterona), é responsável pela calvície genética e pelo câncer de próstata, mas isso não significa que o calvo é mais propenso ao câncer de próstata, pois as doenças advêm de genes diferentes”, afirmou ele.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: