Topo

Automedicação: conheça os riscos de tomar medicamento sem prescrição médica

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias estão aqui, no ClickGrátis! Automedicação: conheça os riscos de tomar medicamento sem prescrição médica
Publicidade
5.00 / 5 - 2
Comente

De acordo com o Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade, cerca de 76,4% dos brasileiros tomam medicamentos sem prévia consulta médica. O que a maioria não sabe, no entanto, é que até mesmo a simples ingestão de uma aspirina não prescrita pode resultar em riscos à saúde. A seguir você confere alguns fatos que mostram o quão prejudicial a automedicação pode se revelar. Veja!

Automedicação: conheça os riscos de tomar medicamento sem prescrição médica

perigos-auto-medicacao

A indevida ingestão de analgésicos pode esconder outras doenças

O analgésico é um dos medicamentos mais utilizados no mundo, e pudera, ele costuma ser extremamente eficiente no alívio instantâneo de dores. Apesar disso é preciso cuidado ao utilizá-lo, pois determinadas dores podem ser apenas um dos sintomas de um problema maior, pelo que, o uso do medicamento pode acabar atrasando o diagnóstico correto da doença.

Publicidade

Se a pessoa tem o hábito de tomar analgésico diariamente para alívio da dor de cabeça, por exemplo, é possível que sua dor não seja decorrente do estresse do trabalho, mas sim de doenças como meningite, pressão alta ou até mesmo tumores. Outro exemplo é no caso de dores estomacais, que é quando o analgésico pode acabar camuflando problemas cardíacos.

Erro na dosagem

Algumas pessoas tendem a aumentar a dosagem do medicamento para potencializar sua eficácia, no entanto, embora a estratégia até possa dar certo em alguns casos, trata-se de uma prática muito perigosa. Isso porque a simples ingestão de um medicamento sem a orientação médica potencializa os riscos de efeitos colaterais.

Vale ressaltar também que o uso prolongado de anti-inflamatório pode resultar em problemas gástricos e até mesmo problemas renais, enquanto o uso inadequado de analgésicos, especialmente com superdosagens, pode acarretar problemas no fígado.

Publicidade

Leia também:

Uso de antibiótico sem necessidade deixa as bactérias mais resistentes

Apesar de a prática ser proibida, muitas pessoas acabam encontrando um jeitinho de tomar antibiótico sem orientação médica. Essa prática, no entanto, pode fazer com que as bactérias e microrganismos se tornem mais resistentes ao medicamento.

Isso acontece porque o antibiótico não elimina apenas as bactérias malignas, ou seja, ele elimina também as benignas, deixando, no entanto algumas bactérias mais resistentes.

Diante disso, quando ocorre a ausência das bactérias benignas, as malignas podem se proliferar no corpo de forma que o remédio passa a não fazer o mesmo efeito sobre elas, pelo que uma medicação mais forte pode acabar se fazendo necessária.

Misturar medicamentos pode ser perigoso

Praticar a automedicação pode ocasionar uma eventual interação medicamentosa, que se dá no momento que um principio ativo de determinado medicamento interfere na ação de outra droga.

Para entender o que foi dito, imagine que alguns antibióticos podem interferir nos efeitos da pílula anticoncepcional, alterando assim o resultado esperado. Por essa razão não é recomendável misturar medicamentos por conta própria, além do que, é preciso dizer ao médico todos os remédios que já estão sendo ingeridos, para que dessa forma ele prescreva um que seja compatível.

Corticoide

Os corticoides possuem ação anti-inflamatória, por essa razão proporcionam um alívio quase que imediato à dor de garganta e à alergia na pele, podendo ser comprados facilmente em farmácias sem a apresentação de nenhuma receita médica.

Apesar disso, o uso indiscriminado do produto e sem prescrição médica não é de forma alguma recomendável. Isso porque em alguns casos o seu uso pode resultar em infecções graves, catarata, insuficiência renal, diabetes, entre outros problemas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: