Topo

Alimentação saudável: mitos e verdades de consumir muito sal

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação saudável e notícias em geral aqui, no ClickGrátis! Confira os mitos e verdades de consumir muito sal
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Em décadas passadas, quando a geladeira ainda era apenas uma ficção, muitas pessoas usavam o sal para conservar os alimentos. A prática era bastante comum pelo fato de o sal retirar a água do alimento, evitando assim a proliferação de germes e bactérias, felizmente, os tempos mudaram para melhor.

Na atualidade esse tipo de estratégia já não se faz mais necessária, o que do ponto de vista da saúde é algo simplesmente fantástico, tendo em vista que o sal vem figurando frequentemente na lista de condimentos que fazem mal à saúde. Apesar desse cenário aparentemente favorável, porém, ainda hoje são muitas as pessoas que abusam do uso do sal em outras circunstâncias, diante disso, decidimos trazer a seguir uma lista de mitos e verdades que podem contribuir para um melhor uso desse condimento.

Alimentação saudável: mitos e verdades de consumir muito sal

Alimentação saudável: mitos e verdades de consumir muito sal

O sódio em excesso é um grande vilão

Publicidade

Verdade – O cloreto e o sódio ajudam no equilíbrio da quantidade de água que atua dentro das células no organismo. Se as células estão com excesso de água, elas tendem a inchar, estourar e morrer, por outro lado se há falta de água nessas células a tendência é que ocorra uma desidratação celular.

O fato é que quando o consumo de sal é alto, o sódio tende a entrar nas células fazendo com que o organismo retenha líquido, o que acaba prejudicando o fluxo de água para o sangue.

Retirar o saleiro da mesa é uma boa maneira de evitar o excesso de sal?

Verdade – O sal já costuma ser utilizado no preparo dos alimentos, além do que normalmente há também o consumo de alimentos prontos e industrializados que já possuem boa dose de sal em suas respectivas composições. Diante disso, deixar o saleiro a mesa só levará a pessoa a abusar do sal, sobrecarregando com sódio células do organismo. Uma dica válida pra quem quer evitar o consumo exagerado de sal, é substituir o condimento por ervas durante o preparo dos alimentos.

O sal pode provocar doenças do coração

Publicidade

Verdade – O excesso de sal pode desencadear doenças cardiovasculares. O consumo do condimento é responsável por estimular o sistema hormonal RAA [Renina-Angiotensina-Aldosterona], que por sua vez, causa o desenvolvimento da hipertensão arterial e disfunção endotelial nos vasos sanguíneos. Tudo isso é consequência da retenção de líquidos no organismo, que é o que causa o aumento da pressão sanguínea.

Todas embalagens de alimentos devem ter a quantidade de sódio no rótulo

Verdade – De acordo com a ANVISA, os rótulos dos produtos de gêneros alimentícios devem ser padronizados e apresentar sempre a quantidade de sódio existente nos alimentos. Diante disso, é importante atentar-se para as informações dispostas nas embalagens no momento da compra de produtos como macarrões instantâneos, temperos prontos e refrigerantes dietéticos, que são alguns dos que mais possuem sódio.

Leia também:

Somente alimentos salgados contem sal e sódio

Mito ­ As indústrias alimentícias costumam usar o sódio como conservante para seus alimentos, por isso, ele também tende a se fazer presente em produtos doces, como por exemplo, leite condensado, refrigerante, bolo, biscoito, etc.

Alimentos industrializados são os tipos que mais contem sal

Verdade – Isso acontece porque, conforme mencionado anteriormente, o sal é usado como conservante. Isso significa que ele se faz presente na maioria dos alimentos embutidos, incluindo apresuntados, salames e mortadelas. Estatísticas afirma que 75% do sal que consumimos vêm de alimentos industrializados.

Muitos alimentos mascaram o teor de sódio que possuem

Mito – De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas são obrigadas a informar aos consumidores a quantidade exata de sódio presente em seus alimentos. Vale ressaltar que a organização Mundial da Saúde recomenda que cada pessoa consuma no máximo 2 gramas de sódio diariamente, o que equivale a 5 gramas de sal.

É possível reverter o quadro de hipertensão apenas reduzindo a quantidade de sal nos alimentos

Mito – Não é possível reverter o quadro de hipertensão apenas com a diminuição do consumo de sal, apesar desse ser um bom caminho para o controle do problema. Além da redução do consumo, é fundamental que o hipertenso tenha um acompanhamento médico constante, já que o especialista poderá recomendar o melhor caminho a seguir.

Vale ressaltar que a pressão alta é o principal fator de risco para derrames, doenças cardiovasculares, paralização dos rins, lesões nas artérias e alteração na visão.

Não tem como substituir o sal e atribuir maior sabor aos alimentos

Mito – É sim possível substituir o sal usando ervas e especiarias, esse tipo de estratégia pode ser usada no preparo dos mais diferentes tipos de alimentos e podem perfeitamente realçar o sabor.  Salsinha, cebolinha, sálvia, alecrim, tomilho, gengibre, orégano, hortelã, manjericão, coentro, cominho, estragão, páprica, pimenta, cúrcuma, cebola, alho, vinagre, limão e mostarda são apenas algumas das opções que podem ser usadas para redução do uso do sal.

Posso recorrer aos alimentos frescos para diminuir o consumo de sal

Verdade – Sempre que possível opte pelos alimentos frescos, pois, os processados geralmente são ricos em sódio. Algumas das opções interessantes e nutritivas, por exemplo, incluem ovos, peixes e carnes.

Posso usar sal light à vontade

Mito – Apesar de o sal light proporcionar uma retenção de líquido menor, seu uso também demanda cuidado, isso porque o potássio existente nele também pode ser prejudicial à saúde se consumido em excesso, causando, por exemplo, o desenvolvimento de cardiopatia.

Mesmo ao envelhecer nosso organismo mantem a capacidade de eliminar sódio

Mito – Com o envelhecimento, a função de alguns órgãos passa a ser deficitária, por essa razão, pessoas idosas devem ter uma dieta mais equilibrada, pautada em um menor consumo de sal. Isso ocorre porque o envelhecimento aumenta a fragilidade do organismo, comprometendo também a função cardiovascular, além do que, há também maior risco de derrames e infartos no caso de pessoas idosas.

Sal em excesso causa celulite

Mito – A celulite não é provocada pelo consumo de sal em excesso. A retenção de líquido proporcionada pelo excessivo consumo de sódio pode causar inchaço em determinados órgãos e até mesmo uma série de outros problemas ao organismo, no entanto, em hipótese alguma pode causar celulite.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: