Topo

Alergia alimentar: Descubra os mitos e verdades

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias de medicina em geral! Alergia alimentar: Descubra os mitos e verdades
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Em se tratando de saúde todo cuidado é pouco e por isso mesmo, toda informação relacionada aos diversos tipos de problemas que podem coloca-la em risco é sempre bem-vinda.

Nesse artigo em específico falaremos sobre um problema consideravelmente silencioso, mas, extremamente incômodo, estamos falando naturalmente das alergias alimentares, que têm feito um número de vítimas cada vez maior nos últimos anos. Na sequência você poderá conferir uma série de mitos e verdades relacionados ao assunto.

Alergia alimentar: Descubra os mitos e verdades

Alergia alimentar: Descubra os mitos e verdades

Alergia alimentar só ocorre quando o sistema imunológico está fraco?

Publicidade

Mito – Pessoas que possuem alergias normalmente não tem o sistema imunológico fraco, mas sim o oposto, ou seja,  seu sistema imunológico responde de forma exagerada quando determinada substancia entra em contato com o organismo. Diante disso, é possível afirmar que a alergia alimentar nada mais é do que uma resposta exagerada do organismo a algum tipo de alimento.

A alergia alimentar é hereditária?

Mito – Mesmo que haja influência genética, essa influência por si só não é suficiente para tornar hereditária a alergia alimentar. De forma clara, isso quer dizer que as chances de uma criança nascer alérgica tendo pais alérgicos são quase que as mesmas dos filhos de pais não alérgicos.

Só é possível combater a alergia através da abstinência do alimento?

Verdade – A primeira coisa a se considerar ao perceber a alergia alimentar é a abstinência ao alimento que está causando o problema. Como geralmente não é possível determinar ao certo o alimento responsável pela alergia, o mais recomendável é procurar um médico especialista no assunto para que ele possa diagnosticar a origem e o alimento causador do problema.

Alergia alimentar é para o resto da vida?

Publicidade

Mito – Nem todas as pessoas que possuem alergias alimentares nasceram com o problema, por isso, na maioria dos casos mesmo apresentando os sintomas ainda na fase da infância, é possível reverter a situação com o tratamento adequado. Existem ainda casos de alergias que podem pode desaparecer sozinhas com o passar do tempo, à medida que a criança vai crescendo.

Alergia ao leite é a mesma coisa que intolerância a lactose?

Mito – Essas são duas situações bem distintas. A alergia é uma alteração imunológica, pelo que os sintomas podem aparecer no momento em que a pessoa entra em contato com as proteínas do leite, ou de seus derivados, o que gera reações alérgicas diversas pelo corpo. Por outro lado, no caso da intolerância à lactose, o problema é que o organismo entra em uma espécie de conflito com o açúcar do leite, causando invariavelmente algumas reações gastrointestinais.

Com o tempo a alergia alimentar pode passar?

Parcialmente verdade – Com o tempo algumas pessoas podem perder a sensibilidade a determinados alimentos, tendo assim a diminuição dos sintomas alérgicos. Infelizmente esse fenômeno não acontece naturalmente com todos os pacientes.

É possível comer uma pequena porção do alimento sem desencadear uma reação alérgica?

Mito – A alergia alimentar pode ser perigosa, portanto, se uma pessoa tem uma sensibilidade maior a um determinado alimento, até mesmo uma pequena porção pode causar sérias complicações, podendo ocasionar até mesmo um choque anafilático. Por essa razão os médicos pedem que os pacientes alérgicos evitem o contato com os alimentos que causam alergia.

Leia também:

A alergia alimentar é algo típico das crianças?

Mito – Apesar de a maior incidência da alergia alimentar ser em crianças, uma média de 5% a 7% dos adultos também sofre com o mal, sendo possível desenvolver alergia alimentar com o passar dos anos até mesmo devido a alguns fatores ambientais de risco.

Frutas e verduras não causam alergia?

Mito – Poucas pessoas acreditam que as frutas e verduras podem causar mal à saúde pelo fato de serem alimentos naturais, no entanto, infelizmente isso é um mito sem precedentes, para se ter uma ideia, na Europa  as frutas são as principais causas de alergias alimentares.

Quem tem alergia a ovo, deve consumi-lo frito ou cozido?

Parcialmente verdade – Uma pessoa pode apresentar alergia ao ovo cru não a apresentar em relação ao ovo cozido ou frito. Para entender o motivo é preciso entender que os principais componentes alergênicos do ovo são as proteínas ovoalbumina e o ovomucoide.

Dito isso, se uma pessoa tiver reação alérgica ao ovoalbumina e não ao ovomucoide, ela pode consumir o ovo assado, frito ou cozido, pois, durante o preparo essa proteína acaba sendo desnaturada, pelo que, o organismo passa a não reconhecê-la mais. Vale ressaltar que, se por outro lado a pessoa tiver reação alérgica à ovomucoide ela não poderá ingerir o ovo de modo algum.

Alergia alimentar só causa reações leves?

Mito – A alergia alimentar causa algumas reações leves, mas, também pode causar reações mais graves como dores abdominais, palpitações, quedas de pressão e falta de ar, que aliás, podem até mesmo levar à morte, especialmente nos casos em que a alergia causa a obstrução das vias aéreas ou choque anafilático.

Pessoas com alergias a crustáceos também têm alergia a peixes?

Mito – Uma pessoa pode ter alergia a crustáceos e não ter alergia a peixe, ou vice-versa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: