Ades de Maça é Investigado Pela Anvisa por Apresentar Soda Cáustica

Comente

Lidar com alimentos é muito perigoso, tanto para as empresas como para os consumidores. Qualquer tipo de alteração proposital ou não, pode causar sérios danos financeiros e à saúde, ocasionando, também, em perda de credibilidade da marca.

Há cerca de 4 anos, a empresa Copervale, fabricante de leites, utilizava propositalmente quantidades excessivas de soda cáustica para aumentar o volume do produto, bem como prolongar o prazo de validade. Desta forma, em uma caixinha de um litro de leite eram utilizados bem menos que um litro do líquido, aumentando a lucratividade.

Agora em 2013, voltamos a ter outro problema com soda cáustica. Desta vez foi em suco. A empresa Ades, da Unilever, vai ter que arcar com diversas indenizações e prejuízos financeiros em razão do acontecimento que chocou o país.

Ades: marca de sucos da Unilever

A maior empresa de bebidas de soja do Brasil faz parte da enorme rede Unilever. A Ades está no mercado desde o final da década de 80, quando um advogado argentino a fundou. Ela ficou pouco tempo na mão deste empreendedor, pois a crise econômica que acontecera 4 anos depois quebrou a empresa e ele vendeu para a Best Foods. Esta, então, se tornou parte da Unilever.

Inicialmente, eram fabricados leite de soja puro. Como viram que deu certo, decidiram investir em fazer Ades de outros sabores, como morango. Esta é uma boa opção de bebida para as pessoas que têm alergia ao leite.

No Brasil, a Ades só chegou em 1996, quando fizeram testes de sabor e a população sulista adorou, logo perceberam que aqui era um ótimo mercado.

A título de curiosidade “AdeS” vem de “Alimentos de Soja”!

Ades de Maçã contaminado com solução de limpeza

O problema que está sendo muito falado no Brasil inteiro é em relação a contaminação dos sucos da Ades com uma solução de limpeza, que futuramente veio a se confirmar como sendo soda cáustica.

Tudo indica que, ao realizar a limpeza, esqueceram-se de retirar os resíduos deste produto, assim este contaminou toda a linha de sucos do local.

suco ades maçã contaminado anvisa recall

Onde foi produzido

Os Ades com o sabor extra de soda cáustica foram produzidos na indústria da empresa em Minas Gerais, na cidade de Pouso Alegre.

Qual o lote infectado

Para a sorte da Unilever, apenas todos os lotes que se iniciam com “AG” foram contaminados com soda cáustica. Correndo contra o tempo, a Anvisa e a Unilever estão entrando em contato com os estabelecimentos para a retirada de qualquer produto deste lote.

Casos de infecção com soda cáustica

Até agora foram confirmados 14 casos de contaminação com soda cáustica. O Ades de Maçã causou diversos problemas nas pessoas, mas nenhuma morreu em razão disso. Ao entrar em contato com a boca, todas elas sentiram-se com esta região irritada, pois não há uma boa interação entre a mucosa e esta base.

O mais interessante foi que a primeira mulher a ligar e reclamar entrou em contato com o SAC e este respondeu que não retirariam todos os produtos, pois foi um caso isolado. Agora, milhares de unidades estão sendo recolhidas no Brasil.


Notícias relacionadas


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!