Topo

7 razões pelas quais o pimentão pode fazer bem à saúde

Comente

O pimentão é um vegetal muito usado como tempero e em alguns momentos até como prato principal, quando preparado com recheio. Parente próximo das pimentas, ele possui o nível de picância muito menor, por não possuir grandes quantidades de capsaicina, substância que dá o sabor ardido aos “familiares” do mesmo.

O que nem todo mundo sabe, porém, é que além de saboroso, o pimentão possui algumas propriedades capazes de trazer benefícios à nossa saúde. A seguir você pode conhecer alguns deles.

Propriedades e benefícios que o pimentão pode proporcionar à saúde

7 razões pelas quais o pimentão pode fazer bem à saúde

Cores especiais

Ao pensar em cores de pimentão logo pensamos em três: amarelo, vermelho e verde. Mas você sabia que para cada cor de pimentão existe uma propriedade diferente? Pois bem, o começo da explicação é que o pimentão é sempre o mesmo, o que muda são os estágios de maturação. O verde é o inicial, depois ele fica amarelo e então se avermelha.

Veja também:

Só que em cada fase de coloração ele possui nutrientes diferentes: quando o pimentão está vermelho possui mais zinco e vitamina A, já o amarelo tem excelentes concentrações de vitamina C, enquanto o verde tem essa vitamina, mas em menor quantidade, já que quanto mais tempo no pé, mais nutrientes o pimentão acumula. Em todas as versões eles são ricos em antioxidantes, trazendo muitos benefícios à saúde.

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas A e C estão presentes no pimentão. A vitamina C é muito importante para o sistema imunológico, ajudando na produção de anticorpos. Já a vitamina A, além de atuar nos processos na defesa do organismo, também ajuda deixar o corpo mais protegido de vírus e bactérias.

Ajuda na prevenção do câncer

As vitaminas presentes no pimentão possuem também propriedades antioxidantes, ou seja, evitam o processo de degeneração dos tecidos do corpo, o que por sua vez, está entre as responsáveis pelas mutações que ajudam causar o câncer. De acordo com estudos, dietas ricas em alimentos antioxidantes, como o pimentão, podem diminuir a incidência dessa doença.

Protege o cérebro de degenerações

A oxidação causa diversos processos degenerativos no corpo todo. Por exemplo, quando a oxidação ocorre no cérebro, pode levar a doenças como Alzheimer, Parkinson e demências. Por isso consumir alimentos antioxidantes, como o pimentão, também ajuda a evitar que esse tipo de quadro aconteça.

Auxilia na saúde da visão

Os nutrientes do pimentão também ajudam a blindar a saúde dos olhos, e isso não é graças apenas à vitamina A e C. O pimentão também é rico em carotenoides, que protegem a retina. Por isso o consumo desses nutrientes está relacionado com a diminuição do risco de degeneração macular e catarata.

Blinda o coração

A quercetina presente no pimentão ajuda a proteger a saúde do coração. Este é um flavonoide associado à diminuição do risco de doença cardiovascular, uma vez que atua na diminuição da pressão sanguínea. Além do mais o colesterol só forma placas de gordura nas artérias quando oxidado, logo, os antioxidantes do pimentão desempenham novamente um papel importante em evitar esse quadro.

Combate o envelhecimento precoce

A oxidação pode causar o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas, logo, consumir alimentos antioxidantes como o pimentão ajuda a evitar que esse processo ocorra precocemente. Além disso, a vitamina C presente no alimento é essencial para a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: