Topo

6 benefícios do chá verde para sua saúde

Comente

O chá verde é consumido há séculos no mundo todo e é a bebida mais saudável do planeta. Ele é carregado com antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos sobre o corpo. Isso inclui melhora da função cerebral, perda de gordura, menor risco de câncer e muitos outros benefícios incríveis.

Conheça 6 benefícios para a saúde do chá verde que foram confirmados em estudos de pesquisa em humanos.

6 benefícios do chá verde para sua saúde

1. O chá verde contém compostos bioativos que melhoram a saúde

O chá verde é mais do que apenas um líquido verde. Muitos dos compostos bioativos nas folhas de chá tornam a bebida final, que contém grandes quantidades de nutrientes importantes. É carregado com polifenóis como flavonóides e catequinas, que funcionam como poderosos antioxidantes.

Essas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no corpo, protegendo células e moléculas de danos. Esses radicais livres são conhecidos por desempenhar um papel no envelhecimento e em todos os tipos de doenças.

2. Os compostos no chá verde podem melhorar a função do cérebro e torná-lo mais inteligente

Veja também:

O chá verde faz mais do que apenas mantê-lo acordado, também pode torná-lo mais inteligente. O principal ingrediente ativo é a cafeína, que é um estimulante conhecido. Não contém tanto como o café, mas o suficiente para produzir uma resposta sem causar os efeitos "nervosos" associados com demasiada cafeína.

O que a cafeína faz no cérebro é bloquear um neurotransmissor inibitório chamado Adenosina. Desta forma, ele aumenta os disparos de neurônios e a concentração de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. No entanto ... o chá verde contém mais do que apenas cafeína. Também tem o aminoácido L-teanina, que é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica. A L-teanina aumenta a atividade do neurotransmissor inibidor GABA, que possui efeitos anti-ansiedade. Também aumenta a dopamina e a produção de ondas alfa no cérebro.

3. O chá verde aumenta a queima de gordura e melhora o desempenho físico

Se você olhar para a lista de ingredientes para qualquer suplemento queima de gordura, é provável que o chá verde esteja lá. Isso ocorre porque o chá verde mostrou aumentar a queima de gordura e aumentar a taxa metabólica, em ensaios controlados por humanos. Em um estudo em 10 homens saudáveis, o chá verde aumentou o gasto de energia em 4%. Outro estudo mostrou que a oxidação da gordura aumentou 17%, indicando que o chá verde pode aumentar seletivamente a queima de gordura.

4. Os antioxidantes no chá verde podem reduzir o risco de vários tipos de câncer

O câncer é causado pelo crescimento descontrolado das células. É uma das principais causas de morte do mundo. Sabe-se que o dano oxidativo contribui para o desenvolvimento do câncer e que os antioxidantes podem ter um efeito protetor. O chá verde é uma excelente fonte de antioxidantes poderosos, por isso faz todo o sentido que poderia reduzir seu risco de câncer, o que parece fazer:

5. O chá verde pode proteger seu cérebro na velhice, diminuindo seu risco de doença de Alzheimer e Parkinson

Não só o chá verde pode melhorar a função cerebral a curto prazo, também pode proteger seu cérebro na velhice. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em humanos e uma das principais causas de demência. A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum e envolve a morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro.

Múltiplos estudos mostram que os compostos de catequina no chá verde podem ter vários efeitos protetores nos neurônios em tubos de ensaio e modelos animais, diminuindo potencialmente o risco de doença de Alzheimer e Parkinson.

6. O chá verde pode diminuir seu risco de morrer e ajudá-lo a viver mais tempo

Os bebedores de chá verde estão em menor risco de doença cardiovascular e câncer, faz sentido que possa ajudá-lo a viver mais tempo.

Em um estudo de 40.530 adultos japoneses, aqueles que bebiam mais chá verde (5 ou mais xícaras por dia) eram significativamente menos propensos a morrer durante um período de 11 anos:

Morte de todas as causas: 23% menor em mulheres, 12% menor nos homens.
Morte por doença cardíaca: 31% menor nas mulheres, 22% menor nos homens.
Morte por AVC: 42% menor nas mulheres, 35% menor nos homens.
Outro estudo em 14.001 indivíduos japoneses idosos de 65 a 84 anos descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde tinham 76% menos probabilidades de morrer durante o período de estudo de 6 anos.
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: