Topo

5 fatos incontestáveis e cruéis a respeito da perda de peso

Comente

É fato que muitas pessoas tentam pegar atalhos para emagrecer, sempre buscando fórmulas mágicas e maneiras mais fáceis de perder peso.

Muita gente acaba até mesmo seguindo as dicas de conhecidos com boas intenções, o que por vezes inclui o consumo de “produtos milagrosos” que prometem emagrecimento rápido, mas isso geralmente é um erro.

E esse está longe de ser o único equívoco cometido por quem busca perder peso. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir alguns dos mais comuns, que podem tanto prejudicar a saúde quanto tornar mais difícil o objetivo de emagrecer.

Veja verdades que todos precisam saber sobre o emagrecimento

O corpo trabalha contra

O corpo trabalha contra

Quando uma pessoa inicia uma dieta e faz um corte nas calorias ingeridas durante o dia, o corpo logo percebe. Isso se deve aos hormônios leptina e grelina, que estão ligados ao metabolismo e emagrecimento.

No caso da grelina, ela emite ao sinal ao cérebro quando o corpo está com forme, já a leptina emite sinal dizendo quando o corpo já está saciado. Segundo especialistas quando maior a concentração de leptina e menor de grelina, maiores serão as dificuldades de perder peso no início do processo.

Não existe fórmula mágica

Não existe fórmula mágica

Segundo especialistas, quanto mais restrita a dieta, mais cansativa ela será. É até possível perder peso de forma rápida com dietas restritivas, mas com isso é mais fácil voltar ao peso antigo com o passar do tempo, ou sofrer consequências dessa dieta.

Quando o corpo está recebendo as vitaminas e nutrientes necessários ele responderá bem a todas as dietas, por isso, o melhor é fugir de dietas muito restritivas que eliminam os alimentos saudáveis do cardápio, assim a perda de peso será mais eficiente.

O ideal é consultar um profissional que aponte as necessidades individuais e faça uma meta para o tipo corpo, respeitado o estilo de vida e metabolismo.

Leia também:

Só exercícios não emagrecem

Só exercícios não emagrecem

Sim, praticar exercícios melhora a qualidade de vida e previne vários tipos de doenças, proporcionando ainda um bom gasto de calorias. Agora, somente os exercícios não fazem uma grande diferença na balança, ou seja, não adianta queimar diversas calorias quando a alimentação não é satisfatória.

Dito isso, é um grande erro comer qualquer coisa acreditando que perderá peso praticando exercícios. Isso além de não contribuir com o emagrecimento saudável, ainda tende a colocar a saúde em risco. O correto é fazer uma reeducação alimentar combinado com prática de exercícios.

Remédios de emagrecimento não funcionam sozinhos

Remédios de emagrecimento não funcionam sozinhos

Os remédios que prometem emagrecimento até podem ajudar pessoas que não conseguem seguir à risca uma dieta, mas eles só podem ser usados com recomendação médica e apenas em casos específicos, que normalmente é quando a reeducação alimentar e exercícios não mostram os resultados necessários.

Agora, é importante saber que mesmo usando o medicamento recomendado pelo médico, ele não vai fazer efeito sozinho, será necessário um controle de alimentação e prática de exercícios, só assim será possível obter uma perda de peso.

Quando o remédio não é combinado com hábitos saudáveis, é muito provável que a pessoa ganhe novamente os quilos perdidos após o término do tratamento com o remédio.

Não existe uma dieta universal

Não existe uma dieta universal

Cada pessoa precisa ter um tipo de dieta diferente, isso porque nem todo mundo consome os mesmos temperos e os mesmos alimentos.

De modo geral, quando a dieta é de baixa caloria, ela pode sim levar à perda de peso, mas não é garantia que a pessoa conseguirá manter a dieta por um longo período sem prejuízos à saúde, afinal, os hábitos alimentares são diferentes dos de quem indicou. Por essa razão a dieta que um nutricionista receita após uma avaliação é mais eficaz.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: