Truques imperdíveis para você se sair bem no preparo de massas na cozinha

Comente

Ninguém resiste a uma saborosa massa, esteja ou não ela acompanhada de um bom molho, não é verdade? Apesar disso, é sabido que trabalhar com massas não é algo tão simples quanto parece na teoria, de modo que mesmo com a receita em mãos o resultado por vezes pode não ser satisfatório.

Felizmente, porém, alguns pequenos truques e dicas de culinária costumam ajudar bastante e fazer maravilhas ao preparo desse tipo de prato. Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir então uma lista que mostra alguns desses segredinhos para quem quer fazer uma massa perfeita.

E não importa se o que você quer fazer é uma empada, um salgadinho ou um pão, temos dicas que podem ser úteis a cada uma dessas receitas. Confira!

Dicas que você precisa conhecer para fazer uma massa perfeita

Dicas para fazer uma massa perfeita

Fazendo belas massas

Para preparar uma boa massa você pode até usar uma bacia ou tupperware normalmente, mas é bem melhor prepará-la em uma bancada. Dito isso, a dica agora é: faça um buraco no meio e acrescente os ovos, manteiga e o que mais for necessário na receita.

Faça uma mistura homogênea e bem molhada e adicione aos pouco a farinha e sove bem. Essa a melhor forma para evitar que a massa fique salpicada com a gema do ovo.

Leia também:

Regra simples para o preparado de massas

A massa de forno sempre deve conter mais gordura do que água. Essa dica é útil porque o excesso de água pode sempre deixar a massa quebradiça. Em contrapartida, as massas que serão fritas devem conter mais água do que gordura, pois isso faz com que elas fiquem mais sequinhas depois de prontas.

Dicas para receitas de massas com manteiga e margarina

Quando a receita da massa pedir gema e manteiga, a manteiga deve estar gelada, por outro lado, porém, se ela pedir margarina a mesma deve estar em temperatura ambiente. Uma dica válida em todo caso é misturar bem para que a massa fique bem fininha, dessa forma ela não ficará quebradiça.

Cuidados na cozinha

Ao retirar algum prato, forma ou refratário do forno, jamais coloque-os sobre uma superfície de mármore, cimento ou vidro. Isso poderá causar um choque térmico que trincará ou o recipiente ou a massa.

Farinha ideal para o preparo de massas

Quando for preparar pão ou massa integral que precisa ser sovada e esticada, use uma farinha de textura bem fina. Essa é a farinha ideal para dar ponto e preparar qualquer tipo de pão.

As farinhas integrais que possuem textura mais grossa tendem a deixar as massas quebradiças, o que naturalmente é algo indesejado na hora de esticá-las. Se perceber que a farinha integral que possui em casa está muito grossa, procure peneirar antes de preparar a receita, fazendo isso até que ela fique bem fininha.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!