Receitas com Aipim – Deliciosas Receitas com Mandioca

Comente

AipimO aipim, também conhecido como macaxeira e mandioca, é um alimento muito conhecido no cardápio dos brasileiros.Bastante utilizado na fabricação de farinhas, o seu modo de preparo é variado, podendo estar presente em diversos pratos, sendo servido cozido, assado, entre outros.

Excelente fonte de energia, o aipim é composto em sua grande parte de amido. Além disso, possui vitaminas B e C, protavitamina A, sais minerais e proteínas. Possui também uma grande quantidade de fibras, substância responsável pelo bom desempenho intestinal.

Além disso, é um alimento livre de gordura, o que é muito bom para a saúde. Existem diversas receitas com aipim que são práticas e saudáveis. Veja alguma das receitas mais saborosas:

BOLO DE AIPIM:
Bata 200g de margarina, 3 xícaras de açúcar, gemas de 4 ovos, 4 xícaras de aipim ralado, 1 pacote pequeno de queijo parmesão ralado, 1 pitada de sal e claras em neve de 4 ovos. Após isso, é só assar a massa por 45 minutos em uma forma untada.

BOLO DOCE DE AIPIM:
Bata e reserve claras em neve de 4 ovos. Bata 250g de açúcar e 100g de margarina. Quando ficar em formato de creme, acrescente as gemas de 4 ovos. Retire a mistura da batedeira e acrescente à massa 1 pacote pequeno de coco ralado, 2 colheres de farinha de trigo, 500g de mandioca crua e 3 colheres de chá de fermento em pó. Misture na mão e por último acrescente as claras em neve. Asse em forno pré-aquecido por meia hora ou até o bolo dourar.

BOLINHO DE AIPIM:
Misture 500g de mandioca cozida e amassada, 1 ovo, 1 xícara de cebolinha picada e sal a gosto, faça bolinhas e frite-as. Você pode recheá-las com pedacinhos de queijo mussarela também, se preferir. Além disso, se quiser que o aipim branco fique amarelo, coloque um pouco de colorau na água utilizada para cozinhá-lo.

BRIGADEIRO DE AIPIM:
Bata no liquidificador 2 xícaras de aipim bem cozido juntamente com 1 lata de leite condensado e 4 colheres cheias de chocolate em pó. Ponha em uma panela 2 colheres de margarina e coloque o creme para ferver até desprender da panela. Deixe a massa do brigadeiro em um prato untado e quando esfriar, faça bolinhas e enrole-as em granulado de chocolate.

FRANGO COM AIPIM:
Tempere 1kg de coxa e sobre coxa com alho e manjericão. Em uma panela, coloque o frango e mexa-o até dourar. Acrescente 2 copos de água e ½ kg de aipim cru para cozinhar por 10 minutos. Após isso, verifique se o frango e o aipim já estão cozidos, se não estiver, deixe por mais um tempo. Quando pronto, coloque meio pacote de creme de cebola e ferva por 5 minutos.



Saiba Mais