Topo

Prato feito de cada dia: veja como variar o cardápio de forma simples e prática

Comente

Quem nunca parou em um restaurante e pediu um famoso Prato Feito? Pois é, além de ser mais em conta esse tipo de refeição é saboroso e com tudo o que o corpo precisa, o que inclui carboidrato, proteína, e vitaminas.

Porém para que isso não fique repetitivo e termine por perder um pouco de sua graciosidade é sempre bom dar uma complementada no prato. De um lado há quem prefira adicionar um ovo frito ou cozido, ou até mesmo um porção de batata frita, tudo para deixar o PF mais apetitoso.

Mas existem outras formas de deixar esse prato mais gostoso com pouco trabalho extra, tudo o que você precisa fazer é escolhas inteligentes, dessa forma terá sempre uma alimentação equilibrada que não pesa em seu orçamento.

Veja também:

Mesmo se tratando de um prato feito, portanto, é possível fazer boas escolhas e variar no cardápio, com opções até para vegetarianos, que podem substituir a proteína animal por outros alimentos igualmente nutritivos. Veja a seguir nossas dicas de como preparar um prato feito diferente e saboroso que até pode ser feito em casa e armazenado na marmita diária para levar ao trabalho.

Como diversificar o prato feito de forma simples e prática

Prato feito de cada dia: veja como variar o cardápio de forma simples e prática

Arroz

Uma bela opção para conseguir deixar seu prato feito mais interessante e nutritivo é trocar o arroz branco pelo integral. Outra dica também é substituir por cuscuz marroquino, quinoa ou, mantendo-se no mesmo grupo alimentar, trocar por purê de batata, de mandioquinha ou até por polenta. Você pode também optar por couve-flor cozida e processada no lugar do arroz.

Feijão

Arroz e feijão são dois itens que estão sempre unidos no prato dos brasileiros, porém, no caso do feijão ele também pode ser substituído por outros grãos e leguminosas. A lista de opções pode incluir, por exemplo, a lentilha, a vagem e o grão-de-bico, sendo estas ótimas opções para a troca, assim como as ervilhas frescas e cozidas com manteiga misturada no arroz.

Bife

A proteína é mais fácil de ser trocada, você pode, por exemplo, substituir o bife por carne moída bovina, filé de frango, porção de peixe, sardinha ou lombo de porco. E para quem curte uma vida vegetariana, a boa notícia é que não é preciso comer apenas soja para substituir a proteína. Isso porque ela também pode ser substituída por moqueca de ovo, berinjela à parmegiana ou mix de cogumelos, itens tão saborosos e nutritivos quanto à carne.

Salada

Por mais que para algumas pessoas seja mais comodo abrir mão de saladas, mesmo com o prato feito ninguém deveria se livrar totalmente do consumo de legumes e verduras. Caso não goste de consumir folhas fresca, escolha espinafre ou couve, que podem ser cozidos ou preparados no vapor.

Outra opção é uma saborosa seleta de legumes. Essas dicas são válidas principalmente se seu PF for preparado para levar ao trabalho, uma vez que, assim não haverá risco de sua salada murchar, continuando saborosa, seja com os legumes cozidos ou preparados no vapor.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: