Gosta de massas? Entenda as diferenças entre os variados tipos disponíveis no mercado

5/ 5 - 1
Comente

Preparar receitas de pratos à base de massas não é algo exatamente simples para uma pessoa inexperiente na cozinha, afinal, atualmente existe uma enorme variedade de massas disponível no mercado e sempre com nomes que também não costumam ajudar muito os mais desavisados.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista que mostra as características de cada um dos principais tipos de massa disponíveis no mercado. Confira!

Entenda as diferentas entre as massas mais comuns nos pratos dos brasileiros

 Espaguete

espagueti

A massa espaguete, que é uma das mais conhecidas no Brasil, tem a característica de ser longa, fina e redonda. Tradicionalmente essa massa é preparada com molho de tomate.

Farfalle

farfalle

A massa farfalhe também conhecida como gravatinha ou borboleta, possui um formato de laço. Normalmente suas extremidades são plissadas e o meio estreito. Ela pode ser servida com molho à base de manteiga, queijo ou óleo.

Leia também:

Fusili

fusillimenor

Apelidada oportunamente de “parafuso”, a massa fusili é conhecida por seu formato espiral. Devido às suas curvas e cavidades ela pode ser acompanhada com molhos encorpados.

Argolinha

argola

A argolinha é evidenciada por sua característica fina, pequena e em formato de anel. Esse tipo de massa costuma ser útil ao preparo de sopas, podendo acompanhar também molho de tomate leve ou saladas.

Bucatini

bucatini

A massa bucatini é fina e de formato alongado, o que acaba lembrando o tradicional espaguete. A diferença é que essa massa possui um furinho no meio do fio, o que a ajuda a absorver melhor o molho e a torna ideal para acompanhar o pesto.

Cabelo de Anjo

cabelodeanjo

A massa “cabelo de anjo” ou “aletria”, como também é chamada, possui formato alongado e tiras finíssimas, o que a torna particularmente especial para o preparo de sopas.

Canelone

caneloni

A canelone, além das paredes grossas tem um formato tubular bem espesso, o que a torna única. Em função de sua abertura larga a massa pode ser recheada com carne ou queijo, o resultado é excelente.

Capeletti

capeletti

Confundida por vezes com a ravióli, a massa capeletti funciona muito bem quando recheada com carne, queijo ou frango. Vale ressaltar que ela se apresenta em formato de trouxinha, enquanto o ravióli é achatado como um pequeno pastel.

Gemelli

gemelli

A massa gemelli possui esse nome por possuir suas tiras de massa enroladas umas nas outras.

Lasanha

lasanha

A massa de lasanha é larga e pode ser tanto lisa quanto com pequenas estrias nas extremidades. Ela é excelente para acompanhar diferentes tipos de molhos, especialmente aqueles com base de queijo, tomate e carne.

Nhoque

nhoque

A massa nhoque é aquela curta e arredondada. Ela é usada geralmente para acompanhar o preparo de batatas e molhos encorpados.

Penne

penne

A massa penne se apresenta em tamanho mediano, possuindo paredes grossas, formato de tubo e extremidades cortadas na diagonal. Ela pode ser encontrada em dois tipos, sendo eles o de superfície lisa, que é indicado para acompanhar molhos cremosos, e o de superfície riscada, que é indicado para acompanhar molhos à base de óleo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!