Topo

Etiqueta à mesa: veja 5 regras simples que muita gente confunde

Dicas de cozinha, culinária, alimentação e receitas, você confere sempre aqui, no Click Grátis! Etiqueta à mesa: veja 5 regras simples que muita gente confunde
Publicidade
Comente

Se tem uma coisa que costuma gerar confusão na mente de muita gente quando o assunto é refeição, essa é sem dúvida a chamada etiqueta. Isso porque são inúmeras as regras envolvidas, e pra piorar, elas tendem variar de uma cultura pra outra, de modo que o que em um lugar é algo bem-visto, pode soar de forma repugnante em outro.

Sabendo disso, portanto, decidimos mostrar a seguir uma lista que simplifica 5 regras de etiqueta à mesa que estão entre as que mais confundem as pessoas no Brasil e também durante viagens a outras regiões. Veja!

Regras de etiqueta à mesa para não fazer feio na hora da refeição

Regras de etiqueta à mesa para não fazer feio na hora da refeição

Cortar alface com faca

Publicidade

Há quem acredite que cortar as folhas de alface com a faca faz com que elas fiquem oxidadas. Essa é uma das razões pelas quais a regra de etiqueta há muito tempo prega que as pessoas devem dobrar as folhas de verduras em vez de cortá-las antes do consumo.

A bem da verdade, a oxidação acontecia pela falta de qualidade dos talheres de antigamente e não exatamente pelo vegetal em si. Seja como for, a verdade é que a regra permanece: para consumo do alface, a regra pede que as folhas sejam dobradas ou que sejam servidas já picadas.

Cortar o macarrão

Segundo as regras de etiquetas, cortar os fios de macarrão com o garfo e faca é um erro, o certo é enrolar a massa no garfo com ajuda de uma colher. Os japonese e chineses permitem o uso do hashis para comer a massa, e também é permitido chupar e fazer barulho na hora do consumo, mas em todo caso é preciso fazer isso levando a tigela até perto da boca com as mãos.

Publicidade

Leia também:

Tomar sopa fazendo barulho

Fazer barulho tomando sopa pode ser algo bom ou ruim, e tudo depende do lugar ou cultura onde a pessoa está. Em muitos lugares, como no Brasil, por exemplo, o correto é deixar o caldo esfriar para depois comer, e não ficar soprando na colher.

Já para os japoneses, que tomam sopas levando as tigelas diretamente à boca, o ruido é permitido, até porque eles tomam a sopa bem quente, sendo quase inevitável a presença de barulho.

Raspar o prato

Deixar o prato limpo depois de comer, em alguns lugares é algo que pode ser visto como um elogio ao cozinheiro, mas em outros é uma grande falta de educação. No Brasil, raspar o prato é algo mal visto.

Para os italianos, passar o pão no molho que sobrou no prato é algo bom, e indica que o molho estava saboroso. Mas em alguns países árabes, o correto é deixar um pouco de comida no prato, pois comer tudo pode dar azar na casa.

Comer sushi com a mão

Pode até parecer estranho, mas comer sushi com as mão não é falta de educação. Esse prato pode ser ingerido tanto com as mãos quanto com hashis. O que não pode é cortar o sushi mordendo, uma vez que ele é preparado para comer em uma só bocada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: