Topo

Entenda as diferenças entre os tipos de cogumelos e veja dicas de preparo

Publicidade
Comente

Cogumelos são alimentos muito versáteis e saborosos, por isso não é justo que sejam usados apenas no estrogonofe ou no menu do restaurante japonês.

Isso porque é possível preparar vários tipos de pratos, variando o preparo, que pode ser tanto na manteiga ou no vapor, quanto no molho ou como recheio para frango ou carne.

O mais importante antes de preparar a receita é saber que não se deve lavar os cogumelos, pois eles agem como esponjas. O ideal é limpá-los com papel toalha, dessa forma não costumam perder o sabor. Mas isso não é tudo, veja a seguir os tipos mais comuns de cogumelos que são facilmente encontrados e certas dicas de preparo.

As diferenças e os tipos de preparo dos cogumelos

Champignon

As diferenças e os tipos de preparo dos cogumelos

Publicidade

Esse é o tipo mais comum e fácil de ser encontrado, sendo vendido normalmente em vidro de conserva, usado no estrogonofe. Ele também é conhecido como cogumelo Paris e quando vendido fresco possui coloração branca e sabor neutro. Esse tipo de cogumelo cai muito bem em receitas de estrogonofe, sopas ou recheio de massas, podendo ser consumido até mesmo cru, em saladas.

Shimeji

As diferenças e os tipos de preparo dos cogumelos

Esse tipo de cogumelo é bem conhecido em rodízios de comida japonesa, entretanto, existem vários tipos de cogumelos que atendem por esse nome. O que normalmente é servido com manteiga na chapa no rodízio é o Buna-shimeji, com coloração acinzentada e sabor suave.

Esse tipo de cogumelo deve ser sempre cozido, servindo para eliminar seu gosto amargo natural. Além do preparo salteado na manteiga, também pode ser usado em caldos, cozidos de carne e recheio de omeletes.

Shiitake

As diferenças e os tipos de preparo dos cogumelos

Publicidade

Conhecido também como Rei dos Cogumelos, esse cogumelo é consumido em boa parte da Ásia, como base para caldos e sopas ou em cozidos. Esse tipo de cogumelo possui textura mais dura e odor muito característico, lembrando um pouco o de madeira.

Assim como o shimeji, ele precisa ser cozido por um bom tempo, podendo ser cozido apenas na água ou no caldo, também pode ser preparado salteado em manteiga com outros vegetais ou ainda refogado e misturado com creme de leite fresco. Outra opção é prepará-lo grelhado ou assado, e ainda pode ser usado como recheio de sanduíches.

Portobello

As diferenças e os tipos de preparo dos cogumelos

Veja também:

Há quem diga que o Portobello é o bife dos vegetarianos. Isso até faz sentido, já que o ingrediente é bem amplo, com textura mais grossa e sabor mais robusto, podendo ser preparado grelhado ou assado. A versão menor desse cogumelo é vendida com o nome de cremini ou crimini.

Por ser bem grande, pode ser preparado grelhado ou assado como dito antes, ou até mesmo servir para recheios com uma mistura de tomates, cebolas e queijo mussarela, que combina bem com ele. Ele também pode substituir a carne do hambúrguer.

Porcini

As diferenças e os tipos de preparo dos cogumelos

Esse tipo de cogumelo é muito amado pelos italianos por seu sabor e sua textura mais "carnuda". Aqui no Brasil ele é encontrado na versão desidratada, embora já existam produtores brasileiros que cultivem o produto. Caso compre o produto desidratado, o popular "funghi secchi", cuidado para não ser enganado, pois o funghi secchi pode ser feito com vários tipos de cogumelo, não só o porcini.

Na hora do preparado para reidratar o ingrediente seco, deixe-o de molho em água quente por até meia hora. Depois, coe o líquido e prepare suas receitas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: