Dicionário da “culinária moderna”: entenda termos “criados” pela gourmetização

4/ 5 - 1
Comente

Que o ser humano é criativo ninguém tem dúvida, mas é em tempos de crise que essa criatividade geralmente se torna ainda mais evidente no que diz respeito aos negócios e ideias de modo geral.

Não é por acaso, portanto, que hoje em dia as lojas de doces e até o “dogão da esquina” já estão se adequando ao lado mais sofisticado da gastronomia, tornando seus pratos outrora simples, em pratos gourmet.

Para se adequar a gourmetização que vem tomando conta da gastronomia, muitos passaram a criar nomes diferentes para seu estabelecimento, investindo na produção de um único tipo de prato.

Isso acaba deixando algumas pessoas um tanto quanto confusas. Sabendo disso, resolvemos mostrar a seguir uma espécie de “dicionário” que ilustra o que significa na prática alguns nomes. Veja!

Nomes que estão se popularizando com a gourmetização

Paneteria

Sim, até a padaria de cada dia já está perdendo seu espaço, uma simples padaria está sendo cada vez mais difícil de se encontrar. Agora quando desejar comer um pão quentinho, dirija-se até a paneteria mais próxima. Sim, padaria agora já começa a ser paneteria, é uma das formas como as padarias são chamadas na Itália.

Cevicheria

Depois que os brasileiros provaram o famoso prato ceviche, ele passou a fazer parte do dia dia de muita gente por aqui. O ceviche é um tradicional prato peruano com peixe cru marinado. Como a procura do prato passou a crescer, alguns estabelecimentos passou a vender apenas essa iguaria, criando a cevicheria.

Bolaria

Confeitaria também é coisa do passado, a loja de bolos e confeitos ganhou tom mais sofisticado e agora se chama bolaria, e não foi apenas o nome que mudou, os preços também, por se tornar algo goumet, muitos pratos de uma bolaria têm preços não tão “doces”, por assim dizer.

Sonheria

Não há nada mais triste do que ir à padaria e descobrir que o sonho acabou, certo? Mas a boa notícia é que agora é possível encontrar sonho a qualquer momento, e de diferentes sabores, em uma sonheria: loja especializada apenas em sonhos.

Leia também:

Cookieria

O famoso biscoitinho americano também tornou febre aqui no Brasil, tanto que alguns estabelecimentos se dedicaram apenas a produzir essa delicia, abrindo uma cookeria, com diferentes tipos de sabores do doce para todos os gostos.

Batataria

A batata é um dos alimentos mais versáteis da cozinha, podendo servir como acompanhamento ou o prato principal. E para quem ama o ingrediente e quer descobrir diferentes tipos de pratos que podem ser preparado com a batata, a dica é não deixar visitar uma batataria.

Tapiocaria

Sim, até a barraquinha de tapioca se tornou gourmet. Agora ela é tapiocaria, com diferentes tipos de recheios e coberturas.

Dogueria

O hot dog é um lanche que pode ser servido em aniversários de criança e até servir como lanche pós-balada. Mas até a barraquinha de dogão está se rendendo a gourmetização, resta saber se a dogueria, vai ganhar espaço do dogão da esquina que o povo tanto ama.

Creperia

A moda agora é contratar barraquinhas de crepe para preparar lanche quentinho e fresco para os convidados. Agora esse delicioso prato de origem francesa, ganhou um restaurante dedicado apenas a ele: a creperia.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!