Topo

Dicas simples para harmonizar seus pratos com vinho

Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Todo mundo já deve ter ouvido, pelo menos alguma vez na vida, a expressão “harmonizar uma refeição”. Basicamente, quando estamos falando em harmonização estamos falando em escolher a bebida correta, que combine diretamente com o prato que está sendo servido. Basicamente isso torna uma refeição harmonizada. E geralmente quando usamos esta expressão estamos nos referindo as harmonizações que fazemos com o vinho. Existem muitos tipos diferentes de vinhos, sendo que o tipo de vinho e também a forma como ele é feito, bem como a região, tudo isso acaba influenciando diretamente o sabor.

harmonização-comidas-vinhoE escolher o vinho certo para determinada comida, por muitas pessoas, é considerado uma arte, especialmente para os amantes da bebida. Geralmente este serviço é feitos em restaurantes mais refinados, que oferecem ao cliente um menu juntamente com as sugestões de vinhos mais adequadas para cada prato, desde a entrada, chegando, em alguns casos, até mesmo na sobremesa. Mas isso não significa que uma harmonização também não possa ser feita em casa, especialmente para as pessoas que possuem o hábito de comprarem muitos tipos de vinhos diferentes, mantendo eles nas famosas adegas.

Antes de mais nada, é importante que todos saibam que não deve existir preconceito durante a harmonização. Muitas vezes podem aparecer nas indicações determinados tipos de vinhos e uvas que não são, especificamente, do gosto da pessoa. Mas quando pensamos na harmonização não estamos falando apenas do gosto da bebida, e sim no gosto da bebida junto com o prato.

Publicidade

Quando o assunto é harmonizar uma refeição com carnes, antes de mais nada é preciso entender que tipo de carne estamos servindo, e também a forma de preparo, que acaba mudando tudo. Determinado tipo de vinho pode combinar muito bem com a carne assada, mas pode não combinar tanto assim com o mesmo tipo de carne, mas cozida. Mas existem algumas regras gerais que podem ser seguidas para não errar. Por exemplo, para pratos com carne sempre se recomenda um vinho de médio corpo.

harmonização-comidas-vinho2Este tipo de vinho também combina muito bem com as massas, mas também podemos usar os vinhos mais encorpados, ainda mais se estivermos falando de massas com molhos mais leves. Mas se o prato do dia for peixe ou frutos do mar, a clássica combinação com espumantes nunca falha. Mas um vinho branco de médio corpo também vai dar um ótimo resultado.

Outra dica está relacionada a acidez do vinho que está sendo escolhido. Na maioria dos casos, quando o prato que estiver sendo servido apresentar muitas especiarias ou ainda molhos muito pesados e gordurosos, como creme de leite, ou muitos queijos, um vinho tinto bem encorpado sempre é a melhor opção. Quando os pratos são compostos por saladas, frutos do mar, ou pratos de uma forma mais leve, os vinhos brancos de média a alta acidez são os mais indicados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: