Topo

Dicas para usar o alho sem medo na cozinha

Dicas de cozinha e culinária, além das melhores sugestões de receitas, você confere sempre aqui, no Click Grátis! Dicas para usar o alho sem medo na cozinha
Publicidade
1.00 / 5 - 1
Comente

O alho é um tempero que pode ser tanto amado quanto odiado, e não dá pra dizer que qualquer desses sentimentos sejam definitivos, afinal, quem errou a mão em um prato pode muito bem vir a acertar em outro, e vice-versa. O que muita gente não sabe, porém, é que o alho é um tempero muito versátil e se bem usado pode ser um dos responsáveis por dar um sabor a mais para o tradicional arroz e feijão.

Mas a questão é que ele é muito temido justamente por ser alimento de características fortes e marcantes que pode acabar por colocar uma receita a perder se usado em excesso. Por outro lado, a boa notícia é que com um pouco de cuidado dá pra usar o alimento em praticamente todas as refeições mais tradicionais, do churrasco ao recheio de pães.

Ele ainda pode ser a salvação para aqueles dias em que não há muito tempo para cozinhar, mas se tem o desejo de comer algo saboroso. Nesse caso a solução pode ser preparar uma rápida macarronada ao alho e óleo. Seja como for, o fato é que dá pra tirar o melhor proveito do alho, e a seguir você confere algumas dicas para aproveitar melhor o alimento. Veja!

O alho é a peça coringa da culinária, veja como usá-lo corretamente

Dicas preliminares para trabalhar com o alho

Dicas preliminares para trabalhar com o alho

Publicidade

Na hora de comprar o alho, procure escolher as cabeças mais firmes e que não possuem brotos. O tamanho não importa muito, mas quanto maior, mais fácil de manipular e descascar. Quando for usar o tempero, procure descartar os dentes de alho que estão murchos. Na hora de armazenar o alho, procure deixá-lo em um local fresco e escuro, evitando deixar na geladeira ou em sacos plásticos, pois isso poderia resultar no surgimento de fungos.

Descascando o alho

Descascando o alho

Publicidade

Para descascar o alho, a dica é usar uma faca larga, pra isso basta amassar o dente de alho com a lateral da lâmina e retirar a casca. Caso precise descascar vários dentes de alho de uma vez, a dica é colocá-los por trinta segundos em água fervente porque a casca vai se soltar com facilidade.

E quando for refogar o alho, faça isso em fogo baixo, pois se queimar ficará amargo e isso comprometerá seu prato. Para eliminar o cheiro de alho das mãos, a dica é esfregar uma colher de inox nas mãos molhadas.

Leia também:

Mais que tempero

Mais que tempero

O alho vai além de um simples tempero, ele pode ser o ingrediente principal. Exemplo disso é que ele pode render um refogado de alho com cebola, ou um patê que deve ser servido como acompanhamento de churrasco. Outra forma de preparar o alho é assado no forno a 18oC, para isso basta temperar com azeite e sal, enrolar em papel alumino e assar até que fique macio, será um ótimo acompanhamento para peixes e aves.

Toque especial

Toque especial

O alho além de deixar sopas e molhos com sabor todo especial, ainda pode ser um ótimo tempero para purês de batatas ou cenouras. Você pode adicionar o dente de alho junto à água do cozimento ou refogá-lo na manteiga do purê, depois que provar o purê com toque de alho não irá mais querer saber de outra receita.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: