Topo

Conheça 6 cortes de carne que são feitos a partir do contrafilé

Dicas de cozinha, receitas, culinária e alimentação, você confere sempre aqui no Click Grátis! Conheça 6 cortes de carne que são feitos a partir do contrafilé
Publicidade
Comente

Carne macia e suculenta encanta o paladar de qualquer um, não é verdade? E uma boa forma de conseguir esse tipo de carne é lançando mão do popular contrafilé bovino. A peça que também é conhecida como lombo, é bastante popular na culinária brasileira, sendo útil em diversos pratos, de churrasco a parmegiana.

Agora, algo que pouca gente sabe, é que essa é a maior peça do boi e que como tal ela dá origem a muitos outros cortes, cada um com suas próprias características. Para ilustrar isso, mostramos a seguir os principais cortes que são derivados do contrafilé, apresentando também algumas dicas de receitas para os mesmos. Veja!

Cortes de carne bovina que são derivados do contrafilé

Bife Ancho

Bife Ancho

Publicidade

O Bife Ancho é mais conhecido no Brasil como bife de costela ou filé de costela. Esse corte de carne vem da parte superior do contrafilé, que é contado a partir das cinco primeiras vértebras da peça. Essa peça é muito bem irrigada e possui um grande teor de gordura marmorizada, o que acaba deixando a carne suculenta, macia e bem mais saborosa.

Bife de chorizo

Bife de chorizo

Esse corte é um dos mais populares no churrasco argentino e também vem do contrafilé, mas nesse caso em particular, ele procede do centro do contra, sendo de um músculo que não sofre muito esforço. Mesmo pertencendo ao corte contrafilé, o chorizo possui sabor e textura bem diferente, possuindo uma boa camada de gordura em sua lateral, o que tende a deixar a carne mais úmida e suculenta na hora do preparo.

Publicidade

Leia também:

Prime rib

Prime rib

A tradução literal para Prime rib, seria costela de primeira, mas na prática esse corte é o bife ancho com osso. Trata-se de um corte obtido da parte superior da costela em que fica o contrafilé, ou seja, um pedaço de carne nobre super marmorizada.

A melhor forma de preparar esse corte de carne para obter seu melhor sabor é na grelha como churrasco, uma vez que o osso da peça tende a ajudar em seu cozimento, deixando-a mais uniforme.

Bife de tira

Bife de tira

Por se tratar de mais um corte argentino, o bife de tira não é muito popular no Brasil, até porque por aqui, o corte é feito mais comumente a partir da picanha. De modo geral ele resulta em bifes compridos com gordura na lateral, o que como já adiantamos, pode ser obtido também a partir do contrafilé.

T-bone

T-bone

O corte T-bone também é conhecido como bisteca ou chuleta. Para extrair essa peça é necessário que o contrafilé esteja aderido as vértebras desde o abate. Após resfriada, a peça é cortada no sentido transversal, o que deixa o osso da espinha dorsal no formato de T, separando os dois cortes de carne.

Bisteca Fiorentina

Bisteca Fiorentina

A bisteca Fiorentina é muito parecida com o T-bone, sendo um corte também retirado do contra. O detalhe, porém, é que a bisteca fiorentina é retirada mais da extremidade do contra, por isso ela possui o miolo do filé mignon e do chorizo, além de uma parte da alcatra, o que torna a peça ainda maior.

Esse também é um corte que também resulta em osso em forma de T, o detalhe é que traz um bife alto. O corte foi consagrado na região italiana da Toscana, sendo muito amado também pelos americanos, onde é mais conhecido por Perterhouse.


Comentários (1) Postar um Comentário

Rodrigo Machado Martins comentou:

Bisteca fiorentina não é necessariamente igual ao Porterhouse. Ela, Porterhouse T-Bone têm um pedaço de Filet Mignon, ou seja não vem só contrafilé. E faltou a explicação sobre o bife de tira.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: