Topo

Aprenda limpar panela queimada com 6 dicas simples e práticas

Comente

Se aventurar no mundo da culinária, pode ser algo desafiador, porém, capaz de trazer muita satisfação, principalmente quando se recebe elogios sobre os pratos e criações na cozinha.

Em todo caso, no entanto, é possível que não raramente aconteçam alguns desafios capazes de desencadear grande trabalho como consequência, o que inclui, por exemplo, deixar a panela queimar no fogo, que além de estragar a comida e deixar um cheiro de queimado no ar, causa a demanda de uma rígida limpeza na panela queimada.

Mas isso nem sempre tem que ser assim. Saiba que é possível limpar a panela queimada com menos esforço, sem precisar colocar muita força para retirar o queimado. Veja a seguir algumas maneiras de facilitar seu trabalho na hora de limpar uma panela queimada.

Dicas para limpar panelas com fundo queimado

Aprenda limpar panela queimada com 6 dicas simples e práticas

Detergente

Veja também:

Uma das formas mais comuns de limpar uma panela queimada é usando detergente. Para isso basta cobrir o fundo da panela com água e depois colocar um pouco de detergente. Em seguida leve a panela ao fogo até que levante fervura e depois que a panela esfriar, esfregue o fundo queimado com auxílio de uma escova ou palha de aço.

Água e sal

Se a panela não estiver muito queimada, a dica é tentar limpá-la usando água e sal. Para isso, basta retirar a comida queimada o máximo possível e depois lavar com água quente, usando detergente e esponja.

Em seguida jogue duas colheres de sal na água ainda quente e deixe-a de molho por 15 minutos, esfregando a panela com escova e palha de aço. Caso ainda sobre um pouco de queimado na panela, coloque mais água e sal e deixe-a ferver, depois aguarde esfriar e esfregue novamente.

Vinagre branco

Outra forma de limpar uma panela queimada é cobrir a parte queimada com vinagre branco e deixar ferver por cerca de cinco minutos. Deixe esfriar e depois esfregue com esponja. Esse truque é indicado para retirar queimado de panelas de aço inoxidável.

Molho de tomate

Sim, com alimentos também é possível limpar sua panela queimada. O molho de tomate é ótimo para retirar restos de açúcar queimado do fundo da panela. Para isso basta colocar duas colheres de sopa de molho de tomate para ferver na panela, a parte queimada deverá se soltar durante a fervura.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro item que pode ser usado para retirar a parte queimada da panela, para isso basta cobrir a parte queimada com água e adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Esse método não é indicado para panelas de alumínio e aquelas que são revestidas com Teflon, uma vez que, pode danificar o material e trazer prejuízos futuros.

Água sanitária

Além de desinfetar, a água sanitária também pode ser usada para limpar fundos queimados das panelas. Basta colocar a panela com água e depois adicionar um pouco de água sanitária, levando para ferver por cerca de cinco minutos. Ao fazer isso, porém, é preciso manter o ambiente ventilado, abrindo portas e janelas e evitando inalar os vapores dessa mistura, pois eles tendem a ser tóxicos.

Depois que a panela esfriar, proteja as mãos com luvas de látex e esfregue a panela com uma esponja. Esse método pode danificar alguns tipos de panelas e se não tomados os devidos cuidados pode também trazer eventuais prejuízos à saúde, por isso não é muito recomendável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: