7 maneiras inteligentes de parar de desperdiçar comida

Comente

Quando compramos comida sem um planejamento correto, acabamos jogando fora sem perceber um boa parte dos alimentos. O detalhe, porém, é que isso implica também em maiores gastos no fim do mês, ou seja, o consumo de um dinheiro que poderia ser gasto com outras coisas.

Sabendo disso, decidimos mostrar a seguir algumas maneiras práticas pra você evitar esses desperdícios em sua cozinha. Veja!

Dicas pra evitar desperdício na cozinha

Dicas pra evitar desperdício na cozinha

Prepare uma lista

Uma boa forma de evitar desperdícios é fazer um planejamento do que vai comer na semana. Após decidir quais serão os pratos que serão preparados, olhe em sua geladeira e dispensa pra ver quais ingrediente você já possui e quais devem ser comprados.

Quando for fazer compras no mercado, evite ir sem comer algo antes, ao fazer compra com fome, todos tendem a comprar mais do que o necessário. Além disso, ao comprar legumes, procure comprar avulso e não os que já estão embalados, dessa forma consegue pegar apenas a quantidade necessária para seu cardápio da semana.

Observe o estado da geladeira

Procure observar se sua geladeira está refrigerando da forma que deveria e se a borracha da porta está vedando o ar gelado. Alimentos perecíveis devem ser armazenados na geladeira para que durem mais tempo.

Reaproveite o alimento de forma inteligente

Em vez de jogar uma fruta fora só porque madurou de mais, procure congelá-la para preparar vitaminas ou torta. O mesmo serve para os vegetais, se estiverem começando a murchar podem ser usados no preparo de sopas. Outra dica é armazenar as sobras do almoço, que poderão servir como ingredientes para novo prato no jantar.

Leia também:

Organize a prateleira

Ao comprar novos alimentos, procure deixar a prateleira organizada, deixando os produtos antigos mais à vista, para que não vençam antes de serem usados.

Porção certa

Na hora de servir a comida, procure servir porções menores, principalmente para as crianças. E se a porção não for o suficiente, a pessoa pode repetir o prato. Isso evita exageros na hora de preparar o prato e consequentemente evita desperdício dos restos que poderiam ficar no prato.

Congele alimentos

Se comprou grande quantidade de determinado alimento e percebeu que ele não será consumido tão rapidamente, congele-o. Ao exagerar na compra do pão, por exemplo, você pode congelar e separar por poções, dessa forma o manterá fresco.

Da mesma forma pode fazer com sobras de alimentos, pois sempre terá refeições prontas para dias em que não tiver disposição para cozinhar.

Armazenes suas sobras

Mesmo com todas as dicas, não dá pra evitar totalmente as sobras de alimentos. Ness caso, a dica é, não jogue os restos do prato no lixo. Em vez disso, armazene para o preparo de fertilizantes naturais para as plantas. A mesma dica serve para as cascas de frutas e verduras que seriam descartadas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!