Topo

5 dicas de chefs que ajudam a facilitar o trabalho na cozinha

Comente

Quer ser um grande chef da culinária ou ao menos saber preparar pratos deliciosos para você e sua família sem se atrapalhar na cozinha? Pois bem, a seguir mostramos uma lista com algumas dicas inspiradas em recomendações de chefs renomados que prometem ajudar a facilitar o dia a dia na cozinha.

Dicas para melhorar o trabalho na cozinha

5 dicas de chefs que ajudam a facilitar o trabalho na cozinha

Lave após o uso

Especialista afirma que, para quem deseja ter sucesso e agilidade na hora de preparar pratos na cozinha, é preciso não somente separar os ingredientes antes do preparo, mas também juntar todos os utensílios necessários á receita.

Além disso, o ideal é que lave cada item após o uso ou vá organizando na pia para lavar assim que possível. Por exemplo, caso não vá mais usar a tábua de corte, lave e guarde, assim além de manter a cozinha organizada você ainda ganha espaço.

Tenha sempre álcool e papel toalha

Veja também:

Outra dica válida na opinião de especialistas, é saber por onde começar preparar cada prato. Via de regra, a recomendação de chef renomado é começar o prato pela parte que toma mais tempo. Por exemplo, você pode ir limpando e fazendo ou cortando e descascando alimentos durante o tempo de cozimento de um grão.

Outra dica é sempre ter por perto papel toalha e álcool para limpar as bancadas, mas para a limpeza final o ideal é usar desengordurantes, como detergentes e sabão. No caso das panelas, por sua vez, o segredo dos grandes restaurantes para deixar tudo brilhante é usar desengraxante de panela, porém deixar de molho em água quente pode ser a solução em casa.

Tenha tudo à mão

Mais uma dica útil é procurar deixar tudo ao alcance das mãos, isso ajuda reduzir as chances de erros, evitando que o prato passe do ponto. O ideal é que o que não vai ser usado e não pode ser lavado no momento, seja no mínimo organizado em um canto da cozinha onde não atrapalhe o movimento. De acordo com Bertolin, em sua cozinha, não podem faltar panos descartáveis para limpeza e solução para lavar verduras.

Tenha cuidado com etiquetas e pano de prato

Especialistas afirmam que os panos de prato normalmente não são bem-vindos em uma cozinha profissional, porém, em casa, onde eles são usados, devem ser descartados com certa frequência. Por higiene, não é recomendado que use os panos de prato muitas vezes mesmo que sejam lavados. Outra dica para manter a cozinha organizada é etiquetar, para lembrar tudo o que foi guardado, com data de preparo e de validade.

Poucas panelas

Adeptos do "menos é mais", chefs conhecidos também sugerem que usar o mínimo de panelas possível ajuda a cozinhar bem e rapidamente. De acordo com especialistas, bastam apenas três panelas para cozinhar, além de uma frigideira grande, de boa qualidade.

A qualidade do produto é importante porque facilita na hora de lavar. Para manter as assadeiras e formas de pudim que são usadas em preparos feitos em banho-maria sempre brilhantes, uma das dicas é colocar um pouco de caldo de limão ou de vinagre junto com a água em que fará o cozimento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: