Quem administra uma grande empresa sabe perfeitamente o quanto uma decisão equivocada pode ‘render’ no que diz respeito a críticas e burburinhos, pelo que, nesses momentos, uma rápida manobra se faz necessária a fim de minimizar quaisquer impactos negativos decorrentes da mesma.
Algo que talvez possa se encaixar nesse contexto, por exemplo, é o recente caso do ‘pijama listrado’ disponibilizado pelas lojas da rede varejista espanhola, Zara. A peça acabou gerando muita crítica e causando alguns constrangimentos à marca, pelo que, acabou sendo retirada de circulação pela rede.
Zara retira das lojas pijama listrado que lembrar roupa usada em campos de concentração
O que era pra ser apenas uma roupa infantil acabou se tornando alvo de muito burburinho nas redes sociais.
A Zara colocou à venda um modelo de pijama infantil (até três anos), o fato, porém, é que as listras da roupa, aliadas à presença de uma estrela amarela no peito, levou os internautas a compararem a peça com aquelas que foram usadas pelos prisioneiros judeus nos campos de concentração no período do Holocausto.
Diante das duras críticas recebidas e do possível efeito negativo causado nos consumidores pela roupa, a Zara decidiu tirar imediatamente de circulação a peça. A empresa inclusive fez questão de pedir desculpas repetidas vezes aos consumidores através de perfis em redes sociais.
Publicidade“O item não está mais sendo vendido. A roupa foi inspirada nas vestes dos filmes clássicos do Velho-Oeste, mas reconhecemos agora que o design pode ser visto como insensível e nos desculpamos sinceramente se ofendemos nossos consumidores”
Leia também:
- Tudo sobre moda feminina está no ClickGrátis
- 21 tendências de moda Verão 2015 que irão invadir as lojas e as ruas
- Marcas de roupas famosas investem em moda sustentável; Tendência ganha força no mercado
Outras marcas que já precisaram se retratar com clientes por produtos polêmicos
A Zara não foi a única empresa que criou produtos de ‘gosto duvidoso’ e teve quer se retratar com os consumidores. Além da rede Espanhola, outras marcas de renome, a seguir você confere os principais casos.
Produto da Nike
Em comemoração ao dia de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, a Nike deu o nome de “Black and Tans” a um par de tênis, o fato, porém, é que o termo também se revela como nome das forças britânicas que foram enviadas para a Irlanda depois da Segunda Guerra Mundial.
Produto da Umbro
No início da década passada a Umbro foi quem teve que se retratar com os consumidores. Na ocasião a marca apresentou ao mercado um par de tênis batizado de Zyklon, que é também o nome do gás utilizado nos campos de concentração. Que bola fora hein?
Produto da Adidas
A Adidas foi mais uma das marcas que se retrataram com os consumidores. A marca lançou um par de tênis com acessórios que lembravam os grilhões de escravos. Que vacilo.
Comentários (0) Postar um Comentário