Topo

Você sabia? O 'pai' da internet queria que os websites fossem chamados de 'psicohistória'

Os melhores vídeos, fotos e notícias bizarras da internet no ClickGrátis! Você sabia? O 'pai' da internet queria que os websites fossem chamados de 'psicohistória'
Publicidade
Comente

Se você está lendo esse artigo, é possível que seja mais um dos inúmeros adeptos da fantástica tecnologia chamada internet. O que você talvez não saiba, porém, é que o nome utilizado para se referir ao que hoje chamamos de website poderia na verdade ser ‘psicohistória’.

Leia também:

Isso porque Tim Berners-Lee, responsável pela criação do padrão World Wide Web, que serviu de ponto de partida pra expansão da internet como a conhecemos, tinha esse nome em mente quando efetuou a primeira comunicação bem-sucedida entre um servidor e um cliente HTTP – por volta dos anos 1990.

Você sabia? O ‘pai’ da internet queria que os websites fossem chamados de ‘psicohistória’

internet-se-chamaria-de-psicohistoria

Publicidade

De acordo com informações recentes, a responsável por trazer à tona a informação que ficou por 25 anos ‘escondida’ do grande público, foi uma britânica chamada Wendy Hall.

Em 2013 ela foi eleita como uma das mulheres mais poderosas do mundo, e pioneira em tecnologia da internet, sendo ainda professora de ciência da computação na Universidade de Southampton.

Publicidade

Além do histórico profissional e pessoal de Hall, o que confere ainda mais credibilidade à informação divulgada é o fato dela conhecer Berners-Lee de perto, tendo trabalhado com ele nos projetos iniciais e fundado com o mesmo em 2006 a Web Science Trust, que visa a fomentação da área científica.

O nome “psychohistory” (psicohistória) desejado por Berners-Lee, tinha inspiração em um universo ficcional criado por Isaac Asimov em “Fundação”. Dentro desse universo, a ciência da psicohistória representava uma mescla entre história, sociologia, e matemática estatística, capaz de prever exatamente as ações coletivas de grandes populações.

Felizmente, embora a equipe e a própria Wendy Hall concordassem que o nome fazia sentido, ambos conseguiram convenser Berners-Lee a usar um nome menos complexo, ou seja, apenas “Web”, minimizando eventuais confusões entre usuários da grande rede.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: