Juliana finge desmaiar - Resumo de Escrava Mãe

Capítulo de 24/10/2016 da novela Escrava Mãe.

Publicidade
Comente

Miguel se mantém à frente de Juliana, protegendo-a. O homem está parado diante deles, impedindo a passagem. Miguel mostra os documentos que provam que Juliana é livre.

Na vila Maria Isabel discute com Zé Leão e diz que ele a traiu ajudando Miguel e Juliana fugirem. Pessoas passam com panfletos na mão e apontam para Maria Isabel. Maria Isabel lê o panfleto e fica indignada com o que Átila escreveu.

Almeida nomeia Osório como comandante das tropas e deixa Guilherme e Dr. Pacheco sem palavras. Catarina nega a Rebeca que tenha atirado no comendador, mas confessa a Tozé que foi mais forte que ela e assume o tiro.

Teresa diz a Beatrice que vai arrumar uma mucama para acompanha-la e que viu ela e Tito Pardo se beijando. Maria Isabel invade o galpão de Átila com o panfleto em mãos, furiosa. Irani arruma a sala, com vestígios da festa da noite anterior, Belezinha vem de dentro ainda com o vestido do baile e com os olhos inchados de tanto chorar.

Irani vê o estado da filha e fica condoída. Maria Isabel encontra com frei Abílio e as pessoas vaiam e cospem o chão perto dela. Maria Isabel se vê cercada por populares revoltados.

Miguel está nervoso, junto de Juliana. Ele olha para todos os lados em busca de saída e pensa em se jogar no mar. O homem retorna, com algumas correntes nas mãos e outros homens armados.

Miguel e Juliana são acorrentados e presos. Zé Leão e Loreto tentam acalmar as pessoas que insultam Maria Isabel cada vez mais. Uma mulher surge com um balde de dejetos e joga em Maria Isabel que se esquiva, se desequilibra e cai no chão.

Almeida chega e afasta as pessoas de Maria Isabel e Osório ordena que todos voltem as suas casas. Maria se limpa com um lenço, revoltada. Almeida com ela.

Esméria com o anel que Genésio deu pra ela no dedo. Rebeca tem uns vestidos na mão e fica surpresa com a joia na mão de Esméria. Belezinha vai até a pensão e procura por Dália.

Belezinha agradece Dália pela noite anterior, elas se abraçam. Almeida manda Sapião para o pelourinho. Maria Isabel está diante de Sapião que tem ao lado Tia Joaquina presa também.

Almeida chicoteia Sapião sob o olhar de Maria Isabel. Osório prende Tito Pardo e Zé Leão por acobertarem a fuga de Juliana com Miguel. Osório prende Átila também e o acusa de perturbar a ordem.

Dois soldados pegam Átila com violência. Almeida dá mais uma chibatada em Sapião. Maria Isabel se contém de satisfação.

Tia Joaquina começa a bater as correntes que estão em seu pulso, devagar, uma algema na outra. Alguns escravos se entreolham e já pegam foices e machados, batendo também, seguindo o ritmo de Tia Joaquina. Almeida continua chicoteando Sapião e não percebe o movimento, mas Maria Isabel fica intrigada com aquilo.

Juliana diante do homem e Miguel inventa que raptou Juliana e que somente ele deve ser castigado. Juliana finge desmaiar e o homem vai acudi-la. Juliana desfere um golpe com a algema no homem que cai.

Juliana pega a chave.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!