Lado a Lado - Novela da Globo

3.82/ 5 - 157
Comente
Novela Array

Embalada pelo tema “Liberdade Liberdade Abre as Asas Sobre Nós”, a nova novela do horário das 18 horas da Rede Globo, aborda a temática da liberdade feminina e a luta pelo verdadeiro amor. Com o primeiro capítulo indo ao ar na segunda feira do último dia 10 desse mês, Lado a Lado traz um pouco da história do início do Brasil República e os conflitos gerados com o início do samba, a chegada do futebol e o surgimento das primeiras favelas do Rio de Janeiro. Tudo isso no início do século XX. Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano e Tiago Fragoso, encabeçam essa história emocionante que traz um elenco muito digno de grandes produções.


Últimos capítulos

Veja todos os capítulos anteriores


Tudo sobre Lado a Lado

O tema de abertura foi escolhido propositalmente, apesar de não ter sido previamente escolhido. De acordo com entrevista dada pelo diretor Dennis Carvalho, enquanto discutia os ajustes que faltavam com a equipe de produção da novela, um dos diretores de mídia cantarolou o samba. Segundo o diretor, a letra da música tem tudo a ver com a trama que se passa na produção global. O samba tema foi responsável por levar a escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense ao topo do carnaval em 1989, fazendo com que a agremiação fosse premiada e a música eternizada.

Além do samba que foi perfeitamente escolhido, a abertura também causou grande impacto aos telespectadores. De forma simples e delicada, imagens mostrando a cidade do Rio de Janeiro em 1903 e foram criteriosamente escolhidas pelo diretor Dennis Carvalho junto a Alexandre Pit Ribeiro e do diretor geral da trama Vinícius Coimbra. Tudo encaixou perfeitamente transformado - se em uma perfeita sintonia entre as imagens e a canção.

No elenco, Camila Pitanga e Marjorie Estiano interpretam duas mulheres de classe social diferente, mas com o mesmo ideal de vida, bem a frente do seu tempo por lutarem por seus ideais de amor verdadeiro, independência moral e financeira e liberdade de lutarem por seus pensamentos, o que ia completamente contra à época onde as mulheres deveriam ser totalmente submissas aos pais e consequentemente aos maridos, onde o casamento era uma escolha feita a base de negócios entre as famílias e trabalhar não era motivo de orgulho para nenhuma família ou atitude de mulher com classe.

Laura (Marjorie) e Isabel (Camila) assim sendo, se encontraram por acaso justamente no momento mais especial para uma mulher, o casamento. Na ocasião Laura tentada achar uma saída para não casar com Edgar Vieira (Thiago Fragoso), seu noivo que estava em Portugal estudando e por quem ela não nutria sentimentos algum. Já Isabel, esperava ansiosa pela chegar de seu noivo Zé Maria dos Santos (Lázaro Ramos) que se atrasara devido uma quebradeira em seu cortiço. Mas ao contrário de Laura, Isabel e Zé Maria, nutriam um pelo outro, um amor imenso e lindamente construído. Nasce assim uma grande amizade entre as duas noivas e no desenvolver da história trará grandes emoções.

Mesmo com cenário habitual no Rio de Janeiro, a equipe global viajou em peso para o Maranhão onde gravaram algumas cenas. A região da Gamboa na novela foi toda gravada nas ruas do centro histórico de São Luis. Os imensos casarões coloniais do Catete e Botafogo, onde residem as mais luxuosas famílias da trama, foram gravas na cidade de Petrópolis.

Escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, com supervisão de texto de Gilberto Braga, Lado a Lado veio para substituir Amor eterno amor que foi sucesso no horário das 18 horas. Contando em seu elenco atores como Camila Pitanga, Marjorie Estiano, Patrícia Pilar, Lazaro Ramos e Thiago Fragoso, a novela estreou com 18 pontos de audiência e mesmo sendo considerado um valor baixo para o horário, a novela só encanta seus telespectadores.


Personagens

Veja todos os personagens


Outras novelas do canal Globo

Novela G3R4ÇÃO BR4S1L

G3R4ÇÃO BR4S1L

Novela Geração Brasil será a próxima novela das 19h da Rede Globo, que chegará ao ar no início de maio. A grande curiosidade será o personagem baseado no Steve Jobs.

Resumo do dia 23/07/2014: Jonas sente-se mal, e Pamela se desespera


Novela Império

Império

A nova novela das nove, Império, traz uma história eletrizante, com todos os ingredientes que uma boa trama deve ter: drama, humor e realismo. Por isso, está sendo um sucesso!

Resumo do dia 23/07/2014: José Alfredo chega ao Monte Roraima e é atingido por um tiro da polícia


Novela Malhação Sonhos

Malhação Sonhos

Não deixe de conferir as novidades de Malhação 2014, acompanhando os episódios dessa vigésima segunda temporada da série!

Resumo do dia 23/07/2014: Duca pede Bianca em namoro


Novela Meu Pedacinho de Chão

Meu Pedacinho de Chão

Meu Pedacinho de Chão será a próxima novela das 18h da Rede Globo, e ela estreará no dia 07 de abril. Sob a autoria de Benedito Ruy Barbora, ela tem tudo para recuperar a audiência!

Resumo do dia 23/07/2014: Gina e Ferdinando oficializam o noivado


Novela O Rebu

O Rebu

O Rebu é a nova novela da Globo, que tem gênero policial como mote, bem como uma narração diferenciada, que envolve pessoas de todas as idades.

Resumo do dia 24/07/2014: Delegado Pedroso e sua equipe chegam à mansão



Comentários (20) Postar um Comentário

Laura comentou:

Gostei dessa primeira semana, vamos ver como vai se desenrolar as histórias. Espero que não tenha muita enrolação. Adorei a química entre as personagens Laura e Edgar.

Laura comentou:

Adoro Laura e Edgar!! Espero que a novela não fique chata e cheia de enrolação.

Lena comentou:

Ta muito triste essa novela! Coloca animaçao se nao nao tem graça... 5420

poliana comentou:

a melhor novela q esta passando no momento e essa lado a lado.

jeysse comentou:

tomara gue isabel encontre seu filho logo se nao vai fica muito chato

eysila comentou:

adoro essa novela e o casal laura e edigar paresse que foram feitos um para o outro
so nao tor gostando da catarina e para isabel as coisas estao melhorando

Adilson De Souza Santos comentou:

Gostaria de saber porque se trata do assunto divórcio de forma natural na novela Lado a Lado,que está aparentemente se passando no século 19,quando até a separação judicial era praticamente impossível e a lei de divórcio no Brasil me paresse ser de 1977.
Gostaria de saber se esta discrepância é intencional ou por falta de conhecimento.
Adilson.

Adilson De Souza Santos comentou:

Gostaria de saber porque se trata do assunto divórcio de forma natural na novela Lado a Lado,que está aparentemente se passando no século 19,quando até a separação judicial era praticamente impossível e a lei de divórcio no Brasil me paresse ser de 1977.
Gostaria de saber se esta discrepância é intencional ou por falta de conhecimento.
Adilson.

julia comentou:

isabel e albertinho juntos

Márcia comentou:

Queria que Isabel ficasse com Albertinho!!!!!!