Topo

Relembre músicos geniais que tiveram esquizofrenia

Conheça alguns famosos músicos que tiveram esquizofrenia e você nem sabia
Publicidade
Comente

De acordo com uma pesquisa realizada em 2010, pessoas que possuem um QI alto, também têm maiores chances de se tornarem esquizofrênicas, perdendo o contato com a realidade.

Deve ser por essa razão que muitos gênios da música sofreram ou sofrem com essa doença. A seguir você terá a oportunidade de saber ou relembrar quais são os grandes astros da música com esse transtorno. Confira!

Músicos que sofreram esquizofrenia

Syd Barrett

Músicos que sofreram esquizofrenia Syd Barrett

O cantor Syd Barrett foi um dos fundadores da banda Pink Floyd. Durante sua permanência na banda, ele lançou apenas The Piper at the Gates of Dawn e A Saucerful of Secrets. Infelizmente para os fãs, ele acabou saindo da banda devido ao abuso de drogas e bebidas.

Publicidade

Com isso seu quadro de esquizofrenia veio a piorar e ele acabou se perdendo na sua caminhada artística, não conseguindo se firmar na carreira colo. O cantor SydBarrett veio a falecer em 2006, aos 60 anos.

James B. Gordon

Músicos que sofreram esquizofrenia James B Gordon

James Beck Gordon, ou Jim Gordon, foi um dos maiores bateristas da sua geração, nos anos 60 e 70. Ele tocou com o Derek and the Dominos e participou das principais gravações de John Lennon, Beach Boys, Jack Bruce, Alice Cooper, B.B. King, Tom Petty, Phil Spector, Frank Zappa, entre tantos outros.

Na década seguinte, contudo, a esquizofrenia se acentuou e ele passou a ouvir vozes. Em um fim trágico, o músico acabou matando a própria mãe, em 1983, pelo que foi condenado à prisão.

Tom Harrell

Relembre músicos geniais que tiveram esquizofrenia

Publicidade

O trompetista Tom Harrell, foi diagnosticado com esquizofrenia no fim dos anos 60. Seu quadro clínico era esquizofrenia paranoica, e isso lhe atrapalhava e muito, tanto na sua vida artística como na vida pessoal. Mesmo sofrendo com esse problema de saúde, porém, Tom Harrell fez mais de 200 discos, ente trabalhos solo e participações.

Peter Green

Músicos que sofreram esquizofrenia Peter Green

Peter Green foi o fundador do Fleetwood Mac, já tendo tocado também com grandes nomes da música, como Santana, Judas Priest, Aerosmith e Tom Petty, mas infelizmente seus problemas mentais vieram a se agravar em meados dos anos 70, quando o músico precisou ser internado. Ele chegou a passar por tratamentos de eletrochoque.

Bob Mosley

Músicos que sofreram esquizofrenia Bob Mosley

Veja também:

O cantor Bob Mosley, vocalista do Moby Grape, saiu da banda em 1969, logo depois do lançamento Moby Grape '69. foi exatamente nessa época que seus primeiros sintomas de esquizofrenia surgiram. Bob Mosley entrou em decadência chegando até a morar na rua, posteriormente sendo resgatado pelos ex-companheiros de Moby Grape, em 1996.

Alexander Lee

Músicos que sofreram esquizofrenia Alexander Lee

Mais conhecido como "Skip" Spence, o cantor teve praticamente a mesma história de Mosley. Ele também ajudou a fundar o Moby Grape, porém lançou apenas um disco solo, o Oar, este gravado durante sete anos, completamente sozinho.

O disco, é considerado uma obra-prima que retrata seu grau de confusão e dor. O artista tornou-se célebre e quando morreu, em 1999, aos 52 anos, vitima de um câncer de pulmão, foi homenageado por outros grandes nomes do cenário musical.

Artistas como Robert Plant, Tom Waits, Mudhoney, Mark Lanegan e Beck, estão entre os que regravaram o trabalho, em forma de tributo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: