Topo

Grammy Latino acontece no próximo dia 15

Publicidade
Comente

Um dos maiores e mais importante prêmios da música latina está marcado para acontecer o próximo dia 15 de novembro. Mas os indicados para a premiação da  música já são conhecidos desde setembro, quando a organização da premiação divulgou todos os indicados, incluindo os brasileiros. E como de costume os brasileiros estão sempre dominando a lista dos indicados para o Grammy Latino. De acordo com  a lista que foi divulgada este ano, 18 trabalhos nacionais vão concorrer nas categorias gerais da noite de premiação do Grammy Latino 2012.

É claro que como em todo os anos sempre surge algum trabalho que acaba sendo o destaque principalmente entre os brasileiros. Neste ano um dos grandes destaques da premiação foi um álbum que registrou a participação de Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso. O especial que foi gravado este ano concorre a três estatuetas na premiação principal do Grammy Latino. Mas ao contrário do que acontece com este tipo de trabalho, como foi Os Tribalistas,por exemplo, esta reunião de Ivete, Caetano e Gil acabou não rendendo nenhum grande sucesso nas rádios nacionais, sendo que o trabalho pode-se dizer que passou um tanto quanto sem chamar muito a atenção da opinião pública de um modo geral.

Outros destaques entre os brasileiros que vão concorrer nas categorias principais da premiação são Chico Buarque, Maria Gadú e Gaby Amarantos. Buarque concorre com o disco Chico (álbum do ano), Maria Gadú concorre com a música Extranjero (canção do ano), e Gaby Amarantos foi indicada a revelação de 2012. Realmente uma grande surpresa para boa parte dos críticos foi a presença de Gaby nas listas do Grammy, porque muitas pessoas ainda olham com desdém para o trabalho da cantora. Mas realmente o disco da cantora acabou realmente muito bem produzido além de ser um trabalho que conseguiu conquistar boa parte do público.

Publicidade

Como de costuma a cerimônia de premiação do Grammy Latino 2012 vai acontecer na cidade de Las Vegas. E como sempre em uma premiação musical o que não pode faltar é música, e diversos cantores brasileiros já confirmaram sua participação na festa, como Toquinho, Milton Nascimento, Caetano Veloso, dentre outros. A cantora Ivete Sangalo estava confirmada como uma das cantoras que iriam se apresentar durante a premiação, mas devido a um acidente que acabou fazendo com que o pé dela se machucasse ela teve que cancelar seu show, mas provavelmente vai comparecer ao evento.

Confira a lista completa dos brasileiros que estão sendo indicados para a premiação latina que acontece no próximo dia 15:

Melhor canção:

Publicidade

“Ai se eu te pego” – Michel Teló (Antonio Dyggs e Sharon Axé Moi)

“Querido Diário” – Chico Buarque (Chico Buarque)

“Amor é pra quem ama” – Lenine (Lenine e Ivan Santos)

“Ainda Bem” – Marisa Monte (Arnaldo Antunes e Marisa Monte)

“A doida” – Seu Jorge (Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Seu Jorge)

Melhor álbum pop contemporâneo:

“Não tente compreender” – Mart’nália

“Reza” – Rita Lee

“Músicas para churrasco vol. 1” – Seu Jorge

“Pelo sabor do gesto em cena” – Zélia Duncan

“Caravana sereia bloom” – Céu

Melhor álbum de rock:

“Elektra” – RPM

“Multishow ao vivo NxZero 10 anos” – NxZero

“Celebração & sacrifício” – Beto Lee

“Ao vivo no Rock In Rio” – Ira! e Ultraje A Rigor

“Depois de um longo inverno” – CPM 22

Melhor álbum de samba/pagode:

“Ousadia & alegria” -Thiaguinho

“15 anos ao vivo” – Sorriso Maroto

“Só danço samba ao vivo” – Emílio Santiago

“Nosso samba tá na rua” – Beth Carvalho

“Duas faces ao vivo na mangueira” – Alcione

Melhor álbum de MPB:

“Especial Ivete, Gil e Caetano” – Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo

“Elo” – Maria Rita

“Raiz” – Leila Pinheiro

“O que você quer saber de verdade” – Marisa Monte

“Amorágio” – Ivan Lins

“João Bosco 40 anos depois” – João Bosco

“Oásis de Bethânia” – Maria Bethânia

 Melhor álbum de raiz:

“Canibália – Ritmos Do Brasil (Ao Vivo)” – Daniela Mercury

“Jammil Na Real” – Jammil

“Iluminado” – Dominguinhos

“Forró chorado” – Oswaldinho do Acordeon

“Treme” – Gaby Amarantos

 Melhor álbum sertanejo:

“Amor de alma” – Victor & Leo

“Na balada” – Michel Teló

“Quando chega a noite” – Luan Santana

“Meus encantos” – Paula Fernandes

“Acústico na ópera de arame” – Fernando & Sorocaba

“Pra ser feliz” – Daniel

“Chitãozinho & Xororó 40 anos – Sinfônico” – Chitãozinho & Xororó

Na lista é possível é possível perceber que o Grammy Latino ainda continua fazendo um balanço entre o que os críticos apontam do que está sendo lançado como melhor no ano e também do que as pessoas acreditam que sejam o melhor. E esta diferenciação é muito nítida quando na lista de Melhor Canção do ano, por exemplo, aparece a música de Michel Teló concorrendo junto com uma música de Chico Buarque. Muitos críticos fazem duras criticas a este tipo de decisão que as a organização toma, mas é uma forma de manter pelo menos o interesse mínimo da população pela premiação, que acaba não sendo tão glamorosa assim do que outras do gênero.

O Grammy também sempre é uma excelente oportunidade de conferir alguns trabalhos que não são de muito conhecimento do público. Por exemplo, um dos álbuns que estão sendo indicados para o prêmio de melhor de rock é o do Beto Lee, filho da cantora Rita Lee, que iniciou sua carreira tocando junto com a mãe e que agora tenta seguir carreira própria, em um trabalho muito interessante. Outro álbum que também está ganhando destaque é o de Mart’nália, que também é muito interessante. Vale a pena dar uma boa olhada na lista para garimpar e escutar alguns dos álbuns ou músicas que não estão tocando nas rádios populares.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: