Topo

Fiona Apple - Saiba tudo sobre a cantora

Publicidade
Comente

Fiona Apple, nasceu em Nova York no dia 13 de setembro de 1977, é uma cantora, compositora, além de pianista Norteamericana.

A cantora trabalha com canções metafóricas contando com temáticas psicológicas interessantes além de melodias que são bem trabalhadas e fizeram com que Fiona Apple pudesse conquistar o apreço do público além dos críticos de música muito cedo. Seu disco de estréia fez grande sucesso vendendo mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos contando com menos de 20 anos a cantora ganhou o primeiro Grammy. Em alguns períodos do ano a cantora também acompanha turnês de outros grupos de música como por exemplo a banda de indie rock Eels e Coldplay.

Fiona Apple cresceu em uma família humilde de artistas. Sua mãe ficou famosa também como cantora Diane McAfee e seu pai é o ator Brandon Maggart. Os avós da cantora também faziam parte do mundo da música e diversos dos  irmãos da cantora estão envolvidos com o show business.

Publicidade

Na infância Fiona passou na casa de sua mãe na cidade de Greenwich Village, na ilha Manhattan, e após a sua separação seus pais resolveram se mudar quando ainda a cantora era bem pequena. Recebeu treinamentos musicais desde criança, tendo aulas de piano desde os seus 4 anos de idade. A cantora ainda já relatou que canta desde que se lembra de forma bastante natural. O divórcio de seus pais trouxe efeitos irreversíveis para as sua vida que se mostrou altamente introspectiva além de ter dificuldades de se socializar com as pessoas.

Passou por alguns traumas, quando tinha 12 anos foi estuprada por um desconhecido no prédio de sua mãe, problema que deixou marcas profundas na artista como  transtornos obsessivos compulsivos e transtornos alimentares, que evoluiram para anorexia nervosa. Na sua canção que foi intitulada Sullen Girl, disponível em seu disco que estreiou Tidal, fala exatamente dessa experiência que foi muito traumática. A cantora informou há pouco tempo que não teria problemas para tratar este assunto, de acordo com ela mesma não se fala de um assunto como esse e ele acaba nos controlando.

A partir de seus 17 anos a cantora começou a ser considerada uma excepcional compositora, com um piano e voz enublada Fiona Apple possui um estilo bastante peculiar em sua arte de cantar. A partir de 1997 um ano depois do lançamento de seu primeiro álbum, algumas apresentações aconteceram como por exemplo, quando tocou em Paris aparecendo como convidada no programa de televisão Saturday Night Live, e também em capas de revistas como Rolling Stone e Time.

Publicidade

O seu álbum de estréia chamado Tidal, feito em 1996, se tornou um clássico e indispensável para as pessoas que amam a boa música. Neste mesmo ano do lançamento este álbum começou a receber disco de ouro e também um triplo de platina por ter vendido mais de três milhões de cópias. Sendo ainda considerado pela Revista Stone uma das mais importantes publicações musicais americanas dos anos 90, sendo um álbum praticamente obrigatório e se ter em sua casa. Os grandes destaques do título foram as obras intituladas Never Is a Promise, Criminal e Sleep To Dream.

As letras feitas no álbum chamado Tidal são marcadas por um interessante caráter melancólico, e em algumas vezes até mesmo sombrio, além do teor elaborado de faixas. Fiona recentemente disse que algumas destas faixas foram compostas quando ela tinha apenas 14 anos o que indicou que sua inclinação para a poesia surgiu desde cedo.

Já em Novembro de 1999 surgiu seu segundo disco que se chamou  “When The Pawn Hits The Conflicts He Thinks Like A King What He Knows Throws The Blows When He Goes To The Fight And He’ll Win The Whole Thing Fore He Enters The Ring There’s No Body To Batter When Your Mind is Your Might So When You Go Solo. You Hold Your Own Hand And Remember That Depth Is The Greatest Of Heights And If You Know Where You Stand. Then You’ll Know Where To Land And If You Fall It Won’t Matter, Cuz You Know That You’re Right”. Um título realmente enorme, que nada mais é que um poema escrito em resposta as críticas que foram feitas por uma entrevista que deu á revista Rolling Stone.

Este álbum foi produzido pelo requisitado produtor musical Jon Brion, onde neste disco, fiona pode reafirmar a sua grandeza como compositora e também cantora. Podendo ainda se encontrar diferentes influências interessantes musicais como por exemplo o funk, jazz e o rock clássico, além de recheados de arranjos de violinos e instrumentos que não são muito comuns no meio musical.

As faixas que se destacam bastante foram ” Fast as You Can”, “Limp” e “Paper Bag”. A partir do ano de 2001 a cantora foi indicada ao Grammy mais uma vez, concorrendo a duas categorias, como Melhor Álbum Alternativo (“When The Pawn…”) e Melhor Performance de Cantora Rock com a música “Paper Bag”.

A partir de 2005 a cantora veio anunciar o seu retorno ao mercado musical com o lançamento do álbum de grande sucesso “Extraordinary Machine” um trabalho inédito realizado em cinco anos. Este material começou a ser gravado a partir de 2002 acabando por chegar nas lojas três anos depois apenas devido a processos burocráticos de mercado.

Esta demora de lançamento acabou se justificando por ter ocorrido uma certa recusa da gravadora em o lançar por o achar anti-comercial. Além disso Fãs do mundo inteiro organizaram uma campanha em prol do lançamento do álbum que foi chamada de “Free Fiona”. As pessoas chegaram até mesmo a colocar uma espécie de tapete de maçãs na sede americana sensibilizando os executivos da gravadora, que graças a essa façanha o álbum foi lançado.

A versão final do álbum foi bastante atribulada, já que completadas as gravações o produtor mudou e tiveram de ser refeitas diversas faixas. Uma primeira versão não oficial do produtor Jon Brion pode ser baixada da internet, sendo considerada uma versão excelente por parte dos fãs. A cantora se mostrou interessads em finalizar este álbum com Jon Brion porém nada disso foi produzido neste sentido ainda.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: