Topo

25 anos sem Raul Seixas! Relembre a trajetória e músicas do 'maluco beleza'

Notícias, músicas novas e informações de shows aqui, no ClickGrátis! Nesses 25 anos sem Raul Seixas, relembre a trajetória e músicas do 'maluco beleza'
Publicidade
Comente

Ir a um show e ouvir o coro da multidão esbravejando em uníssono o pedido “Toca Raul” trata-se de algo absolutamente comum ainda na atualidade, e pudera, o emblemático “Maluco Beleza” é até hoje uma referência musical para artistas dos mais variados gêneros, sendo ainda um dos artistas mais cultuados ao longo da história musical brasileira.

O cantor, cuja morte completou 25 anos nessa quinta-feira 21 de agosto, deixou órfã uma legião de fãs que eternizam suas músicas. Em uma espécie de homenagem ao emblemático artista, relembraremos a seguir a trajetória e os memoráveis momentos de Raul Seixas, mencionando ainda outras homenagens já feitas para o cantor ao longo das últimas décadas.

25 anos sem Raul Seixas! Relembre a trajetória e músicas do ‘maluco beleza’

25-anos-sem-raul-seixas

Publicidade

Nascido em Salvador no ano de 1945, Raul Seixas – cujo nome de batismo é Raul Santos Seixas – foi um dos nomes mais importante da era de popularização do rock no Brasil. Adepto do rock clássico, o artista dominava a arte como poucos, permitindo-se inclusive brincar com o ritmo ao misturar elementos de estilos regionais, como o balanço nordestino com acordes e baião, e o choro das músicas caipiras.

Raul Seixas eternizado

Mesmo passados 25 anos desde sua morte, as canções de Raul Seixas seguem sendo lembradas, pelo que, não são poucos os artistas que já prestaram suas homenagens ao regravar as canções do artista.

Além disso, a história do emblemático cantor foi destaque recente também nas telonas, ela foi tema de um documentário feito pelo diretor Walter Carvalho no ano de 2012. A obra cujo título é “Raul, o Início, o Fim e o Meio”, configurou-se em um grande sucesso de critica, trazendo a história de Raul desde o princípio e usando depoimentos de grandes amigos e parentes do astro do rock nacional.

As músicas que marcaram a carreira de Raul Seixas

Publicidade

Durante sua carreira, não foram poucas as boas canções de Raul Seixas, o artista brindou os brasileiros com canções que até hoje faz muita gente parar para refletir na vida. Os sucessos incluem canções como “Ouro de Tolo”, “Metamorfose Ambulante”, “Maluco Beleza” e “Mosca na Sopa”, que até hoje é sucesso nas rádios e playlists da internet devido principalmente às letras e frases de Raul Seixas.

Homenagem de Bruce Springsteen a Raul Seixas

No ano de 1988, um ano antes da morte de Raul Seixas, o cantor Bruce Springsteen fez sua primeira apresentação no Brasil. Em outubro de 2013 o cantor voltou ao Brasil e cantou a música ‘Sociedade Alternativa’ na abertura de seu show.

Filme sobre o escritor Paulo Coelho

O filme ‘Não Pare Na Pista’, dirigido por Daniel Augusto, que estreou no dia 14 de agosto nos cinemas, contando a história de vida do escritor e também ex-parceiro de Raul Seixas, Paulo Coelho. O filme conta a vida do escritor desde sua adolescência, passando por sua juventude e fase adulta.

O filme mostra o inicio da amizade entre o escritor e o cantor no ano de 1970, a parceria criada rendeu bons frutos, a exemplo das músicas ‘Al Capone’, ‘Eu Nasci a 10 Mil Anos Atrás’ e ‘Sociedade Alternativa’. No longa o ator Lucci Ferrerira é quem vive o papel de Raul.

Bloco Toca Rauuul

O bloco carioca ‘Toca Rauuul’, foi criado em 2011 por um grupo de amigos para o carnaval do Rio de Janeiro. Trazendo releituras das músicas de Raul Seixas nos ritmos de samba, marchinha, frevo e Maracatu, o bloco é composto ao todo por mais de 20 mil foliões que curtem a festa na Praça Tiradentes.

Rock in Rio homenageia Raul Seixas

O Rock in Rio de 2013 apresentou ao público um tributo ao cantor Raul Seixas, mostrando que as musicas do cantor não podem, em hipótese alguma, ser esquecidas.

O show com ares cultos, contou com a participação de nomes como “Detonautas”, “Zeca Baleiro” e “Zélia Duncan”, que entoaram as mais clássicas canções do saudoso Raul. O vocalista da banda “Detonautas”, Tico Santa Cruz, declarou no palco que “Se ele estivesse vivo estaria nas ruas se manifestando com o povo brasileiro” [o período do evento foi marcado por inúmeras manifestações públicas pelas ruas do País].

Musical para Raul

O musical infantil “Mania de Explicação”, que atualmente está em cartaz, fez uma adaptação do livro homônimo de Adriana Falcão, a peça que conta com a participação de Luana Piovani fala sobre contos de fadas e palhaços. O que chama a atenção na obra é o fato de ela ser encenada ao som de grandes clássicos de Raul Seixas, fazem parte do repertório músicas como “Caubói Fora da Lei”, “Metamorfose Ambulante”, “Medo de Chuva” e ainda “Carimbador Maluco”, essa última também usada para o especial de ‘Plunct, Plact, Zuuum’.

Lucas Santtana

O cantor de MPB Lucas Santtana, em janeiro deste ano fez uma apresentação no Sesc Santo André, trazendo músicas consagradas de Raul com uma pegada mais jamaicana. As canções ‘Mosca na Sopa’, ‘Cowboy Fora da Lei’ e ‘Carimbador Maluco’ ganharam novos ritmos como ska, dub, dance hall e reggae. Lucas deixou claro não ver possibilidade de não ser influenciado por grandes músicos como Bob Marley e Raul Seixas, os quais, segundo ele, ouviu muito na adolescência.

Novela traz canção de Raul Seixas

Diante do sucesso feito pelo emblemático cantor ao longo de sua história, até mesmo as novelas já realizaram uma espécie de homenagem ao cantor ao usar suas canções como parte da trilha sonora. Um exemplo clássico do que foi dito, por exemplo, é a novela da Record, “Vitória”, que traz a música ‘Tente Outra Vez’ como tema de abertura. O álbum da novela traz algumas músicas voltadas para histórias de superação, que é o foco principal da trama.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: