Topo

Vai viajar no fim de ano? Veja dicas para se sair bem em meio ao tumulto dos aeroportos

Os melhores destinos e pontos turísticos, que você deve conhecer! Vai viajar no fim de ano? Veja dicas para se sair bem em meio ao tumulto dos aeroportos
Publicidade
4.50 / 5 - 2
Comente

Quem costuma viajar no fim de ano sabe perfeitamente que o clima dos aeroportos pode por vezes não ser o ideal pra quem busca calmaria, afinal, tumulto e muita movimentação é tudo o que não falta no período.

Leia também:

Sabendo disso, portanto, o viajante deve adotar algumas medidas preliminares a fim de evitar que a viagem se torne um completo desastre logo em seus primeiros passos. A seguir, por exemplo, apresentamos uma série de dicas nesse sentido. Veja!

Vai viajar no fim de ano? Veja dicas para se sair bem em meio ao tumulto dos aeroportos

fuja-de-aeroportos-lotados-fim-de-ano

Documentação completa e acessível

Publicidade

Para evitar perda de tempo no momento do check-in e embarque, o ideal é deixar toda documentação necessária em um compartimento acessível. A dica é recorrer a uma pasta ou porta-documentos para essa finalidade.

Nesse momento é importante lembrar de documentos como passaportes, passagens aéreas, certificado de vacinação, número do clube de fidelidade da companhia aérea, certidão de nascimento, e apólice de seguro-viagem, por exemplo.

Publicidade

Além disso, a inclusão do endereço de hospedagem, telefones para contatos de emergência, e contato da agência responsável pela viagem, também pode ser de grande valia.

Cautela com a segurança

Na atualidade é praticamente impossível distinguir um criminoso de um ‘cidadão de bem’ em meio à multidão, por isso, o melhor a se fazer em um ambiente tumultuado é ter cuidado com as malas e todos os pertences pessoais.

Além disso, é importante evitar também a retirada de dinheiro em caixas eletrônicos do próprio aeroporto, evitando também o manuseio de grandes quantias na presença de estranhos. Lembre-se também de redobrar a atenção a objetos de valiosos, tais como notebooks, tablets, smartphones e câmeras digitais.

Atenção ao horário

Enquanto os voos internacionais recomendam que os passageiros estejam no aeroporto com duas horas de antecedência, os domésticos costumam solicitar a antecedência de pelo menos uma (hora). Em ambos os casos, no entanto, o ideal é chegar ainda mais cedo que o pedido.

Além disso, outra dica válida é a de fazer sempre que possível o check-in online diretamente no site ou aplicativo da companhia aérea, determinadas empresas já possuem serviço exclusivo de despacho de bagagem para passageiros que optam por esse tipo de recurso.

Lanches e pequenas refeições à mão

Além dos preços ‘salgados’ praticados pelos estabelecimentos nos arredores dos aeroportos, as praças de alimentação costumam ficar sempre lotadas no período de fim de ano. Diante disso, a melhor pedida talvez seja se manter bem abastecido com lanches e alimentos para pequenas refeições, isso poupará algum tempo útil.

Kit para eventuais imprevistos

Ninguém gosta de pensar que sua bagagem pode ser extraviada, no entanto, é preciso admitir que com o grande fluxo de passageiros no fim de ano, isso é tão possível quanto provável. Diante disso, recorrer a um ‘kit de emergência’ pode ser a melhor saída para quem desejas evitar ‘dores de cabeça’.

Dito isso, é preciso considerar então a adição de algumas peças de roupas e produtos extras na bagagem de mão. Esses itens devem ser capazes de suprir as primeiras necessidades no destino pretendido em caso de extravio de bagagem. A lista pode incluir um conjunto de roupas, produtos de higiene pessoal, e até medicamentos de uso diário.

Assegure sua própria distração

Independência é tudo, por isso, para quem quer evitar longos períodos de tédio, a dica é assegurar a própria lista de itens para entretenimento e distração. As sugestões incluem revistas, livros, aparelho para ouvir música (com fone de ouvido), e até mesmo dispositivo para assistir filmes e séries de TV.

Em todo caso, um multiplicador de tomadas (também chamado de “T”, “benjamim”, ou “extensão”) pode se fazer necessário, pelo que, a dica é ter um sempre à mão.

Preocupe-se com a distração dos filhos

Nem sempre é fácil conseguir a distração das crianças durante os voos, portanto, a dica é andar com elas ou até promover pequenas atividades antes mesmo do embarque, o objetivo é fazê-las gastar parte da energia para que possam ficar mais tranquilas enquanto afiveladas com os cintos de segurança da aeronave.

Além disso, é importante que durante o voo a criança também tenha o lazer assegurado, para tal objetivo, itens como massinha de modelar, canetinhas com papel para desenhar, ou até mesmo um DVD portátil, podem ser excelentes aliados.

Tenha apenas um volume de mão

Em meio ao tumulto e ao considerável período de espera no aeroporto antes do embarque, o melhor a se fazer talvez seja carregar apenas um volume de mão. Isso não só torna a locomoção mais prática, como evita que algumas bagagens acabem sendo esquecidas em lugares como a pia do banheiro, o banco de espera, a loja de alimentação, o carrinho de bagagem, etc.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: