Topo

Turismo em Minas Gerais: as minas e os encantos de Ouro Preto e Mariana

Melhores destinos e pontos turísticos, nacional e internacional, que você deve conhecer! Turismo em Minas Gerais: os encantos de Ouro Preto e Mariana
Publicidade
Comente

O Brasil é conhecido mundo afora principalmente por suas riquezas e belezas naturais, entretanto, ao redor do País, é possível encontrar também lugares capazes de oferecer experiências únicas dentro de um contexto histórico e cultural.

Muitos desses lugares, aliás, acabaram fundindo-se com a própria história do País, graças ao fato de terem ganhado força em uma época em que o sustento e a riqueza de um povo era produzido quase que exclusivamente embaixo da terra e em minas entulhadas em montanhas.

Dentre as regiões que se enquadram nesse contexto, duas delas, talvez não sejam exploradas por muitos viajantes com o devido cuidado e apreço turístico que merecem, sendo elas, Ouro Preto, e Mariana, no estado de Minas Gerais.

Turismo em Minas Gerais: as minas e os encantos de Ouro Preto e Mariana

turismo-minas-gerais-ouro-preto-e-mariana

Publicidade

Boa parte dos turistas que vão a Ouro Preto e Mariana, talvez em um primeiro momento estejam mais interessados nas riquezas arquitetônicas e históricas da região. Com essa visão, porém, muitos acabam alheios ao fato de a região abrigar resquícios imperdíveis da famosa corrida pelo ouro no século XVII, perdendo assim, uma considerável parte da verdadeira vertente histórica dessas fabulosas regiões.

A região de Ouro Preto

Ouro Preto é uma das mais emblemáticas cidades do estado de Minas Gerais. Mais que uma arquitetura colonial histórica, a cidade oferece aos turistas, a possibilidade real de conhecer de perto um pouco de sua emocionante e dramática história.

Publicidade

A partir dos levantamentos existentes, pode-se estimar que no século XVIII, Ouro Preto tenha sido habitado por cerca de 40 mil, entretanto, o fato é que, na maioria das estatísticas, os negros que à época trabalhavam como escravos, sequer eram contabilizados. A época foi marcada principalmente pela escravidão, de rainhas e reis Africanos, que juntamente com seus súditos eram levados até a região para prestarem serviços aos senhores na corrida pelo ouro.

Também conhecida como “Ourinho”, a cidade de Ouro Preto possui ainda nos dias atuais, os traços intactos das minas que marcaram a história do lugar, como por exemplo, a Mina do Chico Rei, que recebeu esse nome devido ao negro que chegou à região na condição de escravo, mas, acabou sendo em pouco tempo reconhecido como rei.

Sabendo da importância da personalidade, a grande maioria dos escravos independente de nacionalidade e etnia, passou a roubar pequenas quantias de ouro para conseguir unir forças e comprar a carta de alforria do rei. Apesar de não existirem registros exatos de quando tempo levaram, o fato é que os escravos conseguiram pagar o valor da carta e assim libertar a realeza, o que levou os senhores a ficarem com medo de uma possível rebelião, tamanha a organização dos negros ao arquitetar o plano para libertar o líder.

Graças á preservação da história, é possível que os visitantes de Ouro Preto tenham contato direto com os desafios que enfrentavam os escravos à época. Existem corredores de cerca de 60 centímetros de altura e cheios de lama, que dão a exata dimensão do sofrimento que foi a vida dos escravos.

A escravidão histórica, pode também ser acompanhada de perto na na mina de Jeje Nagô, que recebe esse nome pelo fato de que os negros provenientes da costa noroeste Africana eram chamados de “Nagô”, ao passo que, Jeje era o nome designado aos que haviam habitado o reino de Daomé.

Para entrar nessa mina, o turista tem o luxo de contar com os conhecimentos de um guia turístico, que durante o trajeto faz observações a respeito das lendas e histórias relativas à exploração do ouro no País.

Leia também:

A região de Mariana em Minas Gerais

Quem visita as minas criadas por escravos na região de Ouro Preto, não pode deixar de ter uma visão um pouco mais contemporânea da exploração do ouro no Brasil, pra isso, o ideal é uma visita à Mariana, mais especificamente a “Mina de Passagem”.

Diferentemente do que pode ser visto em Ouro Preto, essa mina localizada em Mariana reflete uma era de exploração feita a partir de máquinas, apesar do fato de uma minoria de escravos ainda ser obrigada a prestar serviços. O ápice da exploração do ouro no local se deu no século XIX, e os responsáveis pelos trabalhos à época eram os ingleses.

As máquinas e tratores utilizados durante a exploração, podem ser vistas ainda nos dias de hoje no pátio da mina, e não muito longe, um museu mostra algumas peças de ouro e documentos utilizados na época. Além disso existe também nas proximidades uma loja de artesanatos e bijuterias feitas a partir de pedrarias Brasileiras.

Para realizar o percurso dentro da mina, é necessário um carrinho de trilho puxado por um cabo de aço, e é utilizando-se dele que é possível percorrer pelas amplas galerias e chegar até um pequeno lago natural de mais de oito metros de profundidade, nele inclusive, é permitida a prática de mergulho para aqueles que são habilitados na modalidade.

Dentro da mina, é possível constatar que de fato os escravos negros se fizeram presente à época mesmo diante da predominância das máquinas. A confirmação se dá principalmente devido à presença de um altar construído em homenagem à Santa Bárbara, que para os escravos era lansã, esposa de Xangô, que por sua vez era tido como rei das pedreiras. Eles acreditavam que agradando lansã, Xangô manteria o local intacto, não derrubando assim a pedreira sobre os mesmos.

Para realizar uma visita às minas de modo geral, há sempre um custo que costuma variar entre R$ 10 e R$ 30, vale ressaltar porém, que não são todas as minas existentes na região que são abertas à visitação. São mais de duas mil delas no total, mas, todas aquelas que não oferecem condições ideias de segurança são proibidas de serem visitadas.

Hotéis e pousadas em Ouro Preto e Mariana

Hotel Pousada do Arcanjo

Charme e requinte são duas palavras que podem definir bem o ambiente do Hotel Pousada do Arcanjo. O local é o mais bem avaliado de Ouro Preto levando em consideração a opinião de turistas no TripAdvisor.

Hotel Solar Rosário

O Hotel Solar Rosário, é outro estabelecimento muito bem avaliado no TripAdvisor, este tem ainda o atrativo de ser mais bem localizado que o primeiro, bastando apenas uma pequena caminhada para se chegar até o centro da cidade. Sem dúvida é uma das melhores opções para quem deseja conhecer Ouro Preto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: