Números das Eleições 2014

Publicidade
Comente

De dois em dois anos acontecem eleições para cargos políticos no Brasil. Nesse ano, no dia 5 de outubro, é hora dos brasileiros irem às urnas para eleger seus candidatos nos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente – caso haja necessidade de segundo turno o mesmo irá acontecer no dia 26 de outubro.

A legislação brasileira defende que todos os cidadãos entre 18 e 65 anos de idade têm o voto obrigatório e o voto se torna facultativo para aqueles que têm de 16 aos 18 e acima dos 65 anos de idade.

Isso totaliza cerca de 142,8 milhões de indivíduos aptos ao voto, além de mais de 354 mil eleitores brasileiros que residem em outros 118 países do mundo e tem o direito de exercer sua cidadania e participar da decisão para seu país, de modo que só nos Estados Unidos estão concentrados 112,2 mil.

Sobre o sexo e a faixa etária dos eleitores temos uma maioria feminina: 52,1% de mulheres para 47,7% de homens eleitores. O índice etário mais alto no Brasil é de cidadãos entre 45 e 59 anos, seguido dos de 25 aos 34, demonstrando uma homogeneidade maior da idade adulta e um número bem menor de jovens do que quando comparados aos idosos, revelando que o Brasil está se tornando um país “velho”.

De todos os eleitores, a maioria são solteiros, cerca de 64%, e 31% são casados, de modo que os outros estados civis apresentam pouca relevância. Em dados mais técnicos podemos revelar os problemas estruturais da educação no país já por esses dados, uma vez que o grau de instrução da maioria dos eleitores é o de ensino fundamental incompleto, com pouco mais de 30%, seguido de ensino médio incompleto (19,2%), em oposição aos 5,6% de eleitores que detém o ensino superior completo.

O maior colegiado eleitoral do país está na região sudeste, seguido do nordeste sul, norte e centro-oeste, sendo São Paulo o maior estado em eleitores. Sobre o novo sistema biométrico instalado no sistema eleitoral, 23 milhões de brasileiros estão cadastrados, sendo um número ainda bastante reduzido.




Insira em seu site ou blog



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!