Dia dos Namorados

3.67 / 5 - 6
Comente
O dia dos namorados é uma data comemorativa que chegou ao Brasil vinda dos países do hemisfério norte, em especial os Estados Unidos, Inglaterra e outros países da Europa onde os namorados e amantes são celebrados no dia 14 de Fevereiro, o Dia de São Valentino.

Dizem que São Valentino era um romano que casava clandestinamente os soldados romanos que queriam formar família. O Imperador Romano havia proibido os soldados de se casarem porque consideravam homens sem família melhores soldados, mas Valentino ajudava aqueles que haviam encontrado o amor e os casavam com suas amadas. Valentino virou santo por seu sacrifício e martírio, ele dava abrigo aos cristãos perseguidos na Roma Antiga e foi morto e executado por isso. Enquanto preso, São Valentino curou a filha de seu carcereiro e, segundo a lenda, havia mandado uma carta de amor e despedida à garota assinada “seu Valentino”, como os namorados assinam seus cartões de dia dos namorados no hemisfério norte.

Os costumes dos dias de São Valentinos são a troca de cartões entre namorados, esposos e amantes ( e até mesmo amigos íntimos) e pequenos presentes como doces e flores. Historicamente, a data de 14 de Fevereiro já tinha importância para os pagãos europeus por causa do festival de Lupercália, em honra do deus da fertilidade, onde as pessoas trocavam flores simbolizando a fertilidade e os homens e mulheres solteiros colocavam seus nomes em uma urna e eram pareados uns com os outros, muitos ficando juntos para sempre.

Dia dos Namorados no Brasil

O dia dos namorados chegou ao Brasil através de interesses comerciais. O empresário João Dória começou a propagar a data pelo país e as juntas de comércio dos estados gostaram da ideia de ter essa data para aquecer as vendas. A data escolhida no Brasil foi o dia 12 de Junho, dia de São João, o santo casamenteiro segundo nossos costumes. Além de São João ser um santo mais conhecido por seus milagres românticos e ligado ao casamento, São Valentino é praticamente desconhecido no Brasil e sua data comemorativa em fevereiro seria, em muitos anos, engolida pelo Carnaval.


Insira em seu site ou blog





Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!