Os tipos de sal disponíveis no mercado e as diferenças entre eles

Publicidade
Comente

O sal é um termo que as pessoas costumam usar para designar o tempero utilizado na cozinha, sendo considerado o tempero mais comum da chamada cozinha quente do planeta. Mas o sal é uma palavra muito mais ampla, que está diretamente relacionada a um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Eles são tipicamente o produto de uma reação química, sendo que existem diversas combinações possíveis.

Já o sal conhecido como sal de cozinha, amplamente utilizado, é um mineral formado basicamente pelo composto cloreto de sódio. Este composto acabou entrando na vida das pessoas por ser descoberto como um importante conservante alimentar. Ele se tornou tão importante que chegou a ser utilizado como pagamento pelos serviços prestados (o que deu origem a palavra “salário”).

Hoje em dia se trava uma verdadeira guerra contra o sal de cozinha, pois ele passou a ser utilizado em praticamente todos os processos de produção de alimento. Especialmente pelas grandes indústrias, interessadas em fazer com que os alimentos tenham uma duração maior, para que eles não percam dinheiro.

Mas o sal e o sódio, de um modo geral, acabam se tornando um inimigo contra o corpo das pessoas, uma vez que ele pode causar diversos problemas de saúde, incluindo hipertensão e retenção de líquidos. Mas existem outros tipos de sal que podem ser utilizados como tempero e que podem ser mais saudáveis do que o sal branco convencional. Confira no infográfico abaixo os tipos de sal disponíveis no mercado e as diferenças entre eles.




Insira em seu site ou blog



Comentários (1) Postar um Comentário

Luiz Alberto Leonardo Leonardo comentou:

Não falaram sobre o sal marino!