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5 erros que as pessoas cometem na declaração do Imposto de Renda

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A Declaração do Imposto de Renda é uma obrigação da maioria dos brasileiros. O problema, porém, é que por maior que seja a atenção na hora de enviar a declaração, muita gente acaba cometendo erros básicos que podem ser prejudiciais no futuro.

Vale dizer, inclusive, que muitos desses equívocos são cometidos por falta de informação ou mesmo mero descuido. Para ajudar a evitar alguns dos deslizes, portanto, mostramos a seguir uma série de informações sobre os casos mais comuns. Confira!

Maiores erros cometidos na hora de declarar Imposto de Renda

Equívoco na declaração de Bens

Esse é um dos pontos que mais geram confusão nos contribuintes na hora de fazer a declaração do IR. A aba destinada à declaração de bens leva o usuário a escrever por extenso os bens que possui.

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O equívoco mais comum nesse sentido é no momento de inserir o valor do bem. Isso porque muita gente pensa que o valor a ser inserido deve ser o que o bem possui no ano da declaração, quando na verdade, é o valor pelo qual ele foi adquirido.

Isso significa, por exemplo, que se uma pessoa comprou um carro de 50 mil, esse é o valor que deve ser inserido na declaração, mesmo que no momento ele valha apenas 30 mil.

Vale notar, no entanto, que no caso dos imóveis pode haver exceção em casos específicos: quando há reformas substanciais, por exemplo, é possível incluir os valores gastos, sendo necessária, no entanto, a apresentação dos comprovantes inerentes aos mesmos.

Desencontro nas informações das contas bancárias

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É dever do contribuinte informar todas as contas bancárias que possui, o que inclui até mesmo as contas de poupança, que seguem item específico no programa. Em relação aos bancos, eles têm a obrigação de emitir um documento comprovando as contas que o cliente tem e o valor que cada uma possui no último dia do ano.

Esse comprovante pode ser obtido pelo contribuinte sem a necessidade de ir à agência bancária. Isso porque ele normalmente está disponível na conta de cliente no Internet Banking. Basta imprimir o comprovante em casa mesmo.

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Problemas nos valores de aluguel

Diferente do que muita gente imagina, os aluguéis são rendimentos sujeitos a tributos, da mesma forma que os salários. Isso significa que na hora de fazer a declaração o contribuinte precisa inseri-los como renda. Da mesma forma, é dever do inquilino efetuar o lançamento dos valores pagos na hora de fazer a sua declaração, o que é feito no item “Pagamentos Efetuados”.

Erros de digitação

Um simples deslize, como um erro de digitação também pode comprometer bastante a situação de um contribuinte. É bem verdade que são muitos números e informações a preencher, mas com um pouco de cautela e atenção é possível evitar esse tipo de problema. Uma dica muito valiosa nesse sentido é nunca deixar para fazer a declaração perto do prazo final.

Elaborar a declaração com antecedência é importante porque assim é possível fazer algumas revisões antes do envio. O melhor a fazer, inclusive, é revisar depois de alguns dias, quando o olhar está menos cansado e a atenção pode ser redobrada.

Informação inexata em relação aos dados dos dependentes

Inserir os dependentes na declaração é algo que também exige cuidado extra. Mesmo quando o dependente tem renda, o contribuinte pode declará-lo, no entanto, é preciso informar também qual é essa renda.


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