Topo

Sexo pela primeira vez: como dar uma orientação sexual adequada aos seus filhos

Dicas de saúde e educação infantil para pais de primeira viagem aqui, no ClickGrátis! Sexo pela primeira vez: como dar uma orientação sexual adequada...
Comente

Por mais incrível que possa parecer, falar da primeira vez no sexo com os filhos – em pleno século XXI – ainda é encarado como tabu por grande parte, senão a maioria das famílias brasileiras. Um panorama que leva muitas crianças a um crescimento marcado pela carência de informações adequadas a respeito do assunto.

Esse cenário se desenha principalmente porque, paralisados pelo receio, muitos pais acabam adiando ao máximo o diálogo sobre sexo com seus filhos, e isso eventualmente produz algumas consequências tais como DST’s e gravidez indesejada.

Para evitar problemas como esses, o mais recomendável é que os pais consigam implantar desde muito cedo um canal de diálogo aberto com os filhos, para que assim, possam em tempo hábil tratar a respeito do assunto com naturalidade, mostrando os impactos físicos e emocionais que os atos podem exercer sobre sua vida, bem como os cuidados que se deve ter para evitar os mencionados problemas.

Sexo pela primeira vez: como dar uma orientação sexual adequada aos seus filhos

Falar de sexo pela primeira vez é importante para a relação de pais e filhos

Publicidade

De acordo com informações recentes, uma considerável parcela de adolescentes entre 13 e 15 anos de idade já praticou sexo pelo menos uma vez. Os dados que serviram de base para as informações foram os do PENSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), realizada pelo IBGE. O levantamento que foi feito em 2012 deu conta de que 28,7% dos estudantes nessa faixa etária já haviam mantido relações sexuais.

Tendencialmente, a maioria desses adolescentes não chegou a conversar com os pais a respeito da decisão da primeira vez no sexo, motivo pelo qual, os maiores especialistas orientam tratar do assunto com os filhos ainda na fase da infância. Segundo eles, quanto maior a naturalidade com que se trata o tema dentro de casa, maior será a tranquilidade dos filhos em conversar a respeito de tudo o que pensam sobre o assunto com os pais.

Famílias que não criam um ambiente muito propício ao diálogo podem acabar criando filhos com receios de falar sobre suas vidas amorosas, principalmente quando se trata da primeira relação.

Publicidade

Leia também:

Como falar com o filho sobre a primeira vez no “sexo”

Encontrar uma brecha para entrar no assunto “sexualidade” com os filhos por vezes é uma tarefa complicada até mesmo para aqueles que são mais abertos em relação ao tema, entretanto, em todo caso é importante chegar a uma maneira consistente de fazer isso.

A maior dica é encarar o assunto com naturalidade procurando sempre deixar claro ao filho qual é a posição da família sobre o sexo, demonstrando, porém, que ele será livre pra seguir seu caminho desde que consiga lidar com as eventuais consequências. Durante a conversa é preciso orientar sobre o uso de preservativos, cuidados com a saúde, e principalmente sobre maturidade emocional, pra que ele possa saber contornar qualquer eventual situação adversa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: