Topo

Saúde do bebê: livre seus filhos dos microrganismos nocivos

Dicas de saúde e educação infantil para pais de primeira viagem, você confere aqui, no ClickGrátis! Saúde do bebê: livre seus filhos dos microrganismos nocivos
Publicidade
Comente

Diariamente convivemos com os mais diversos tipos de microrganismos, e alguns deles, para o bem ou para o mal, ainda fazem de nossos corpos o seu lar.

Felizmente, a maioria desses seres é inofensiva e em alguns até auxiliam o corpo na produção de vitaminas, tanto nos adultos quanto em crianças e bebês.

Apesar disso, contudo, existem certos microrganismos que acabam sendo nocivos, pelo que, em contato com os bebês, podem causar uma série de problemas relacionados à saúde dos mesmos.

Publicidade

Diante desse cenário, portanto, decidimos listar alguns cuidados que podem ser adotados para a proteção dos pequenos. Veja!

Saúde do bebê: livre seus filhos dos microrganismos nocivos

saude-do-bebe

Cuidados com mordedores, chupetas e mamadeiras

Nos primeiros seis meses de vida da criança, a esterilização da mamadeira, mordedor e chupeta deve ser realizada de maneira constante, sempre após o uso. Além disso, quando tais itens caem no chão, ou entram em contato com algo sujo, eles também devem ser lavados e esterilizados.

Publicidade

Depois dos oito meses de idade, o organismo do bebê está mais resistente, e nessa fase, portanto, o contato com os microrganismos já não é tão nocivo, ajudando inclusive no desenvolvimento do sistema imunológico da criança. Diante disso, a esterilização pode ser feita apenas uma vez ao dia.

Atenção redobrada para mamadeiras

As mamadeiras devem ser higienizadas sempre com muito cuidado, pois os resíduos de leite que ficam na mesma podem se tornar um ótimo ambiente para proliferação de bactérias, que naturalmente acaba por comprometer a saúde do bebê.

Para limpar a mamadeira, separe o bico e lave-o em água corrente com sabão neutro, deixando tanto ele quanto o frasco em água fervente por cerca de oito minutos.

Depois disso, retire a mamadeira da água com uma pinça e deixe-a secar de cabeça para baixo sobre um pano limpo ou papel toalha. Quando secar guarde a mamadeira sem o bico em um local seco ou na geladeira em um recipiente fechado.

Vale ressaltar que as chupetas e bicos de mamadeiras devem ser trocados a cada dois meses, enquanto o frasco da mamadeira pode ser trocado apenas quando apresentarem rachaduras.

Leia também:

Cuidados como quarto do bebê

Decorar um quarto de bebê é algo muito válido, mas quando for começar a decoração leve em conta o quesito limpeza, isso irá facilitar a vida da mãe e do bebê. O ideal é que os moveis fiquem alguns centímetros acima do chão para facilitar a limpeza.

Evite o acumulo de almofadas pelo quarto e no berço do bebê, evitando também tapetes e substituindo as cortinas por persianas. Isso minimizará o acúmulo de pó e ácaros no quarto.

Cuidados com roupas e lençóis

A higienização dos lenços e roupas do bebê requer cuidado especial. Isso porque a pele da criança quando pequena é bem delicada e pode sofrer irritações e alergia dependendo do tipo de produto usado na lavagem. Dito isso, procure lavar as roupas de cama com sabão neutro e evite o uso de amaciante.

Vale ressaltar ainda que os lençóis do berço devem ser trocados uma vez por semana, enquanto as fronhas devem ser trocadas diariamente, devido ao acúmulo de babas e resíduos do regurgitamento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: