Topo

Quer escolher um esporte ideal para seu filho? Veja dicas para não cometer equívocos

Dicas para pais de primeira viagem você confere aqui, no Click Grátis! Quer escolher um esporte ideal para seu filho? Veja dicas para não cometer equívocos
Publicidade
Comente

As preocupações dos pais começam geralmente antes do nascimento do filho, afinal, é preciso cuidado com o período da gestação e também o preparo do lar para a chegada do pequeno.

Mas o tempo passa, as preocupações iniciais se vão, as coisas caminham bem e aí as crianças começam a crescer, pelo que, a necessidade de outros cuidados para com ela começam a surgir.

E dentre as maiores preocupações dos pais na fase de crescimento do filho está a da escolha do esporte ideal para ele, afinal, ainda hoje existem muitas dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Felizmente, porém, graças à internet o compartilhamento de informações relevantes se tornou rotineiro, pelo que, a seguir reunimos algumas dessas informações para tentar auxiliar os pais no processo de escolha da melhor modalidade esportiva para a criança. Veja!

Dicas para quem pretende escolher o esporte para os filhos

Esporte para os filhos - bola

De acordo com especialistas, o futebol e o judô estão entre as boas opções que ajudam o jovem atleta a se concentrar, mas pode ser que futuramente eles possam ficar mais fortes do que altos.

Publicidade

E não é que o esporte muda o corpo da criança, pois seu potencial genético não muda, entretanto, observando alguns atletas é possível notar que existe uma combinação de muito treino e fator genético.

Em todo caso, estimular a criança a partir de dois anos de idade a começar algum tipo de esporte costuma ser algo saudável, desde que a modalidade escolhida seja compatível com sua faixa etária.

Natação

Em relação à natação existem controvérsias, de um lado alguns pediatras acreditam que pode ser prejudicial a exposição de crianças pequenas a piscinas coletivas, além do que, determinados estudos concluíram que os pais acabam ficando mais confiantes quando o filho pequeno já sabe nadar e por isso relaxam nos cuidados quando estão em praias ou piscinas.

De outro lado há a ala de pediatras que afirmam que a natação para crianças entre 1 e 6 anos é um bom esporte para pais e filhos praticarem juntos. Cabe ao pai medir os prós e os contras e consultar um profissional em saúde infantil para decidir com cautela sobre a viabilidade dessa modalidade para a criança.

Leia também:

Corrida e bicicleta

Até os seis ano de idade é bom que a criança suba e desça escadas, pois assim ela pode se adaptar em diferentes terrenos. Andar, correr ou passear usando bicicleta também faz bem para a criança, mas para isso é preciso a supervisão de um adulto.

Capoeira

A capoeira é um esporte que pode ser iniciado a partir dos três anos de idade, ele ajuda a desenvolver a agilidade, flexibilidade, musicalidade e a parceria, uma vez que trabalha-se sempre com duplas ou grupos.

Kung fu e Jiu jitsu

Esses dois esportes são recomendados para crianças a partir dos sete anos, pois exigem da criança mais disciplina e compreensão das regras.

Esporte coletivo

Muitos especialistas consideram que as escolinhas de esportes coletivos como futebol, basquete e vôlei, são mais indicadas para segunda infância, entre os seis e doze anos de idade, que é quando as regras e as técnicas já não são mais um peso para os pequenos.

Nessa fase eles já entendem um pouco mais sobre suas próprias aptidões físicas e sabem conviver com a competitividade, podendo assim aprender a trabalhar em equipe e a conviver com pessoas personalidades diferentes.

Vale ressaltar que apesar de o esporte fazer bem a pessoas de qualquer idade, é de suma importância a orientação de um profissional nos treinos para reduzir os riscos de eventuais lesões, problemas ortopédicos ou cardíacos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: