Pica Pau – Conheça a História Deste Desenho Animado Infantil

Comente

Desenho do Pica PauPica-Pau, conhecido originalmente como Woody Woodpecker, é um personagem que estrelou várias animações produzidas pelos estúdios Walter Lantz e distribuídas pela Universal Pictures. Criado em 1940, em suas primeiras aparições, sua imagem era diferente de como conhecemos atualmente: com corpo mais distorcido e temperamento mais agitado, o pássaro foi tomando o formato mais conhecido atualmente ao longo dos anos. Em inglês, woodpecker significa pica-pau e Woody é, provavelmente, um termo para dar maior sonoridade ao nome.

A sua primeira aparição foi em 1957 no The Woody Woodpacker Show, onde mostrava imagens do personagem interagindo com filmagens de seu criador, Walter Lantz, fazendo com que ambos estivessem apresentando o programa em parceria.
Curtas do personagem foram produzidos até o ano de 1972. Em 1999 a Universal Animation Studios trabalhou em novas produções do desenho animado, que permaneceu até 2003. Tal versão se chamou The New Woody Woodpecker Show.

Um agente de imprensa afirmou que a ideia de criação do personagem surgiu durante a lua de mel de Walter, quando um pica-pau passou uma noite inteira fazendo sons no telhado, atrapalhando o momento de descanso do casal. Ao ir embora, perceberam que o pássaro havia deixado alguns buracos por onde a chuva começou a entrar. Grace, esposa do autor, deu a ele então a sugestão de dar vida a tal animal em algum desenho. No entanto, existem controvérsias, já que Walter e sua esposa Grace (que mais tarde se tornaria também uma das dubladoras do Pica-Pau) se casaram somente após a estréia do pássaro no cinema.

No Brasil, a primeira emissora a televisionar a série foi a extinta TV Tupi logo no seu segundo dia de funcionamento. Nesta época, as animações não eram dubladas e permaneceram desta maneira por 7 anos, pelo menos.

O primeiro canal a exibir o desenho do Pica-Pau dublado foi a TV Record. O SBT deteve os direitos sob a animação até 2002 e, um ano depois, a Rede Globo passou episódios remasterizados no programa TV Globinho. Em 2006, a Rede Record voltou a exibir o desenho que permanece na grade da emissora até os dias de hoje.

A série tem oficialmente cerca de 200 episódios. Apesar de muitos deles se destacarem, alguns capítulos são mais comuns ao público como: Pica-Pau Ataca Novamente (1940) O Barbeiro de Sevilha (1944); Hora do Bebê  (1948); Delícia Gelada (1949); Farejador vs. Pica-Pau (1955); Um Pica-Pau de Marte(1956); Papai Urso (1957); O Gato a Jato(1961); O Gato a Jato (1962); A Observadora de Pássaros (1965); A Fonte da Juventude (1970); Um Cão Falante (1972), entre outros.

Com um local próprio ao personagem reservado na Calçada da Fama, Pica-Pau mostra que o seu sucesso permaneceu ao longo das décadas entre crianças e jovens, sendo famoso para a sua geração e todas as precedentes.



Saiba Mais