Topo

Educação Infantil: crianças que dizem palavrão podem estar apenas buscando atenção

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Educação Infantil: crianças que dizem palavrão podem estar apenas buscando atenção
Publicidade
Comente

A educação infantil é um dos maiores desafios dos pais que, na atualidade, diferentemente de outrora, precisam redobrar as atenções principalmente em relação ao que dizem, tendo em vista que os pequenos – cada vez mais espertos – são capazes de assimilar até os mínimos detalhes proferidos.

Diante desse panorama, por vezes, basta o pai ou a mãe esbravejar uma única vez um palavrão, para que o mesmo seja memorizado e eventualmente proferido pela criança em outra circunstância, o que sabidamente não é o quadro ideal para a educação.

Apesar do policiamento necessário aos pais, é fato que nem sempre é possível evitar que alguma palavra de baixo calão acabe escapando, e é nesse momento que os pais precisarão de maturidade pra contornar a situação, já que qualquer deslize pode levar a criança a repetir a palavra até mesmo como uma estratégia para chamar a atenção.

Educação Infantil: crianças que dizem palavrão podem estar apenas buscando atenção

criancas-que-dizem-palavrao-chamando-atencao

Publicidade

Segundo especialistas, quando um pequeno acaba memorizando alguma palavra de baixo calão, passando assim a repeti-la em determinadas circunstâncias, o melhor que os pais tem a fazer é deixar de dar atenção a essa atitude da criança, pois, tendencialmente, tudo o que ela está buscando nesse momento é justamente chamar a atenção.

Ficar brigando com a criança, ou lhe explicando que não pode dizer determinada palavra, na verdade somente dá à ela a atenção que deseja. Especialistas alertam também que, no caso de a estratégia de ignorar acabar não funcionando a ponto de a situação acabar se tornando insustentável, ao invés de ficar brigando e dizendo à criança de maneira tradicional o que ela não pode, o ideal é chamá-la à parte, e explicar em detalhes cada um dos pontos pelos quais não é aconselhável – lembre-se de usar essa palavra – que ela fique dizendo palavras de baixo calão.

Publicidade

Leia também:

Apesar de as estratégias citadas serem as mais recomendáveis no momento de lidar com os palavrões das crianças, o fato é que nem mesmo elas podem garantir total eficácia, afinal, é sempre possível que existam outros motivos por trás desse tipo de comportamento da criança. O mais provável em caso de total ineficácia das estratégias é uma real necessidade de carinho e de atenção por parte da criança, algo que geralmente se dá como consequência da ausência dos pais durante o processo de criação do filho, sendo portanto, um ponto a ser corrigido para que assim se encontre o caminho do êxito na correção dos palavrões.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: