Topo

Como ser amigo de seu filho

Publicidade
Comente

No mundo moderno, a tendência é que, cada dia mais, os pais tratem os filhos como verdadeiros amigos e que, por sua vez, os filhos possam ter a confiança em enxergar seus pais de tal forma.

Esse raciocínio era, até o fim do século XX, impensado por muitos que vinham de uma época, onde a figura do pai era autoritária e burocrática. Felizmente esse panorama vem mudando, movido, sobretudo, pelo acesso dos pais à novas fontes de informação e, consequentemente, uma expansão do raio de visão a respeito da relação entre pais e filhos.

Mesmo diante do sentimento de necessidade de aproximação maior com seus filhos, muitos dos pais se vêem perdidos e sem saber por onde começar a moldar essa relação e como ser amigo de seu filho. Sendo assim, trazemos algumas dicas que poderão ser o ponto de partida para o início dessa nova fase, independente da idade dos filhos ou mesmo dos pais, afinal, nunca é tarde para mudar.

Reconhecer que precisa conquistar, para poder conquistar

como-ser-amigo-de-seu-filho

O primeiro passo a levar em consideração na conquista de um filho é se desprender da ideia de que ele têm que contar tudo para os pais simplesmente porquê são filhos. Ser filho não é uma condição escolhida, é uma condição imposta, e contar segredos e anseios exige, sobretudo, um nível de confiança e amizade, e essa condição não pode ser imposta e, sim conquistada através do tempo.

Tempo é igual a resultado

Se deseja, de fato, conquistar a amizade do filho, é necessário sacrificar algum tempo na agenda para gastar na companhia do filho, aprendendo sobre seus gostos, vontades e, sobretudo, observando aquilo que o torna mais feliz. Nessa fase é importante procurar conversar sobre variados assuntos com o filho, e ficar atento aos sinais esboçados, chegando, por fim, à conclusão de quais assuntos prendem mais a atenção do mesmo e,  aos poucos, se conquistará a confiança.

Faça o que eu mando, não faça o que faço

Para concluir, é importante mencionar que esse é um conceito que precisa ser desfeito em uma relação saudável entre pais e filhos, sobretudo entre aqueles que conquistaram o nível de amizade entre si, ora, se têm agido de determinada forma, não pode esperar que o filho também não o faça, uma vez que um amigo tende a inspirar mais pela suas atitudes que por suas palavras.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: