Topo

Como ensinar a criança a lidar com o ciúme do novo irmãozinho

Nem sempre seu filho fica satisfeito com a chegada de um novo bebê, muitas vezes por medo de perder a atenção dos pais. Saiba como lidar com isso
Publicidade
Comente

Muitos pais não sabem como lidar com a chegada de um novo membro da família, até porque um recém-nascido toma muito tempo dos pais e isso faz com que o irmão mais velho se sinta de lado e com ciúmes do novo irmãozinho.

Se você está se preparando para a chegada de um novo membro da família, portanto, é preciso cautela e boa vontade para driblar essa situação. Veja a seguir como lidar com ciúmes do irmão mais velho.

Dicas para ajudar o filho a lidar com ciúmes do novo irmão

Como ensinar a criança a lidar com o ciúme do novo irmãozinho

Dar carinho

Para evitar ciúmes do irmão mais velho, os pais não podem se esquecer de dar muito carinho ao mesmo. Em vez de ficar perguntando sobre o que ele pensa sobre ter um novo irmão, é melhor ocupar esse tempo em dar carinho, dizendo que ele sempre será muito amado mesmo com um irmãozinho. A ideia é tirar a impressão de que ele está sendo "trocado".

Conversar sobre o assunto

Publicidade

Conversar com o filho e não questionar é outro ponto importante. Se você está passando por essa fase, diga como será bom ter mais um membro na família para brincar e dar carinho.

Lembrando que esse tipo de conversa deve ser feito desde o início da gravidez, pois é importante apresentar o novo membro da família antes de sua chegada. E não se esqueça de conversar sobre o parto, que irá nascer da barriga da mamãe e talvez ela não terá muita disposição para brincar como antes, afirmando, porém, que estará sempre por perto.

Sem forçar responsabilidades

Dizer que a criança foi promovida a irmão mais velho é importante, pois ele terá a responsabilidade de passar as coisas legais que já aprendeu para seu irmão, tudo com o olhar de criança.

Publicidade

Mas é preciso cuidado com esse tipo de conversa para não pesar nas responsabilidades da criança, pois ela não verá nenhuma vantagem em ser irmão mais velho. É preciso ensinar que ele poderá ter companhia em breve para as brincadeiras preferidas e mostrar as coisas que ele gosta de fazer.

Fale com parentes e amigos

É normal que com a chegada de um novo bebê, durante a visita os parentes e amigos deem mais atenção ao recém-nascido, mas lembre os visitantes que o mais velho também precisa de carinho e atenção, principalmente nessa fase de adaptação.

Veja também:

Diga ao visitante para evitar fazer comentários como, perdeu o colinho da mamãe, ou agora você não é mais o bebê já é o homenzinho/mocinha da casa, pois isso pode não ser bom para o pequeno.

O tempo é aliado

Não queira que seu filho comece a amar e gostar de ter um novo irmão logo de cara, afinal a chegada de um novo membro na família irá bagunçar toda rotina, o que significa que até os pais terão que aprender a lidar com os cuidados com duas crianças dividindo as atenções.

Na cabeça da criança pode acontecer dela esperar que o novo irmãozinho já vai chegar brincando com ela, e não é bem assim, a realidade pode ser frustrante e é preciso atenção para demonstrar isso ao filho da melhor forma possível.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: