Topo

Coisas que os pais precisam saber sobre ter um segundo filho

Notícias e as melhores dicas para pais de primeira viagem, você confere aqui, no Click Grátis! Coisas que os pais precisam saber sobre ter um segundo filho
Publicidade
Comente

Ter o primeiro filho é um passo muito importante na rotina de um casal, a vida muda de uma hora para outra e esse pequeno ser chega trazendo consigo inúmeras novidades e dificuldades para os pais. Nada, porém, que apague o prazer de gerar uma nova vida e sentir o cheirinho de bebê por todo canto da casa.

Só que quando o bebê está mais grandinho, muitos casais passam a cogitar uma nova gestação, seja para dar uma companhia para o irmão mais velho, ou mesmo para cumprir o desejo de aumentar a família.

O que pouca gente sabe, porém, é que uma gestação nunca será igual a outra, de modo que a experiência tende a ser totalmente nova. De modo geral, contudo, existem fatores que são bem comuns na segunda gestação e sobre os quais pouca gente comenta. A seguir você confere exemplos. Veja!

segundo-filho

Coisas que você tem que saber sobre ter um segundo bebê

Até a semana 37 você não se lembrará da gravidez

Publicidade

Na primeira gestação os planejamentos para a chegada do bebê começam desde que o resultado do exame mostra positivo. É estoque de fraldas, lindas roupas de recém-nascidos, bolsas de maternidade, lembrancinha de maternidade, chá de bebê, entre outros vários itens que devem fazer parte da vida de seu bebê.

Só que na segunda gestação a maioria das mães não lembra o tempo todo que estão grávidas, isso porque elas passam boa parte do tempo cuidando do primogênito e lidando com suas bagunças.

O cansaço será maior que da primeira gestação

Publicidade

Na primeira gestação a mãe tem tempo para deitar e curtir o bebê ainda em seu ventre, sonhando com a chegada e com os traços do pequeno. Mas na segunda gestação, não há muito tempo, já que o primogênito suga boa parte dele, devido à necessidade de cuidados intensivos. No fim das contas, isso se traduz em um cansaço maior.

Leia também:

A mãe pode se sentir culpada

No fim do dia, na hora de colocar o filho para dormir, deitando ao seu lado para contar uma história, a mãe pode se sentir culpada pela chegada do segundo bebê.

O pensamento que pode surgir é o de estar destruindo esse momento íntimo que tem com o primogênito pois não terá mais tanto tempo para ele e será preciso se desdobrar para dar mais atenção ao recém-nascido, que naturalmente vai requerer maiores cuidados.

Mas não há com o que se preocupar quanto a isso, o sentimento é normal e com a chegada do segundo bebê dá pra perceber que ninguém divide o amor que sente, ele simplesmente se multiplica sendo o suficiente para cada filho.

Os pais não se lembram de todos os cuidados com o recém-nascido

Mesmo que o espaço de tempo entre o nascimento de um filho e outro seja curto, o provável é que os pais não se lembrem de como era o cuidado com o recém-nascido na primeira gestação. Dito isso, será preciso reaprender algumas coisas pra cuidar bem do novo pequeno.

O primeiro filho pode não gostar da ideia de ter um irmão

Mesmo que o filho demonstre entusiasmo com a chegada do novo bebê, tudo pode mudar quando ele ver que nem tudo era como pensava. Como o recém-nascido requer muita atenção da mãe, na hora da alimentação, trocas de fraldas, entre outros cuidados, o primeiro filho pode se sentir rejeitado por não ter tanta atenção.

Mas não se preocupe que logo isso vai passar, e uma dica pra superar essa fase é buscar incluí-lo em algumas atividades, como dar banho, dar mamadeira ou cantar canções, assim ele se sentirá mais confortável com a nova situação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: