Topo

Alto consumo de soja por crianças atrapalha absorção de nutrientes e antecipa puberdade

Dicas de saúde e educação infantil p/ pais de primeira viagem está no ClickGrátis! Alto consumo de soja por crianças atrapalha absorção de nutrientes...
Publicidade
Comente

A moda do corpo perfeito tem ditado as regras da sociedade nos últimos anos e em meio a esse cenário, a soja tem sido um dos alimentos mais utilizados nas dietas de pessoas que buscam pelo padrão ideal de beleza, algo que se deve em muito ao alto valor proteico do alimento.

Apesar dos benefícios observados no consumo dos alimentos à base de soja, porém, nem tudo é perfeito. De acordo com estudos recentes, o alto consumo desse tipo de alimento pode também trazer malefícios, especialmente quando o consumo é feito por crianças e adolescentes.

Alto consumo de soja por crianças atrapalha absorção de nutrientes e antecipa puberdade

Alto consumo de soja por crianças atrapalha absorção de nutrientes e antecipa puberdade

Publicidade

Os estudos mostram que o consumo exagerado de soja pode trazer risco a saúde pelo fato de o vegetal possuir compostos capazes de inibir a absorção de nutrientes no organismo, além disso, ele contém fitoestrógeno, que é muito parecido com o hormônio feminino, pelo que, se ingerido na infância, pode causar a antecipação da puberdade em meninas.

Leia também:

Sobre o hormônio

Conforme mencionado, a soja possui fitoestrogênio, que é uma composição molecular semelhante ao hormônio feminino, o estrogênio, sendo inclusive receitada por médicos para mulheres que estão passando pela menopausa.

Publicidade

O maior problema se dá quando crianças e adolescentes na fase de pré-puberdade acabam ingerindo o alimento em grande quantidade, o que geralmente ocorre quando o indivíduo tem intolerância à lactose. Com o uso excessivo as meninas podem acabar desenvolvendo precocemente as mamas e outros órgãos cujo desenvolvimento é comum durante a puberdade. No caso dos meninos, os efeitos são mais raros, no entanto, em alguns casos o alimento também pode contribuir para uma puberdade precoce.

O que fazer quanto à soja então?

De acordo com nutricionistas, se a soja for preparada de forma cozida ou ela tende a trazer maiores benefícios à saúde, em todo o caso, adolescentes e crianças devem evitar o consumo excessivo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: