Topo

7 coisas que os bebês podem fazer no útero e você não sabia

Listas, dicas e notícias para pais de primeira viagem, você confere sempre aqui, no Click Grátis! 7 coisas que os bebês podem fazer no útero e você não sabia
Publicidade
Comente

Quando a mulher está gravida ela fica se questionando sobre o que está acontecendo com seu filho durante essas semanas em que ele está em sua barriga.

Será que ele me ouve, o que ele faz para se mexer tanto? Essa são apenas algumas perguntas que as mães se fazem. Saiba a seguir as respostas para essas e outras duvidas respondidas por especialistas.

Habilidades que os bebês têm ainda no útero

Habilidades que os bebês têm ainda no útero

Sentir sono

Publicidade

Quando está na barriga da mãe, o bebê pode dormir de dezesseis a dezoito horas por dia, e algumas vezes a hora as soneca ocorre junto com o descanso da mãe.

É por essa razão que as mães não devem se preocupar tanto quando o bebê passa algumas horas sem se mexer. Em todo caso, vale prestar atenção para ver se após o sono da criança tudo volta à normalidade.

Sentir sabores

É no segundo mês de gestação que as papilas gustativas do bebê se desenvolvem, por isso com o passar do tempo ele passa a aprender a distinguir os diferentes sabores que passa pelo líquido amniótico. Com trinta e duas semanas o bebê já é capaz de diferenciar sabores salgados, doces, ácidos e amargos.

Ouvir ruídos

Publicidade

É a partir da décima semana de gestação que o feto já consegue ouvir os batimentos cardíacos da mãe, essa é a razão para que os recém-nascidos fiquem calmos ao serem colocados próximo ao peito da mãe após o nascimento, isso acontece porque ele ouve as batidas do coração e isso lhes traz a sensação de segurança do útero.

Leia também:

Ouvir o mundo exterior

Entre a dezoito e vinte e cinco semanas de gestação, o bebê já tem seu sistema auditivo completo, sendo capaz de ouvir tudo o que se passa do lado de fora do útero. O som chega abafado para ele, mas, mesmo assim ele pode ouvir vozes, música e ruídos. Com cinco meses de gestação o bebê já consegue distinguir a voz de sua mãe e de familiares.

Sentir nervosismo e estresse

Quando uma pessoa passa por situação de estresse seu corpo libera uma série de hormônios como a adrenalina e o cortisol, por exemplo. Com a gestante isso também ocorre e ela passa esses mesmos hormônios para feto. Há quem diga que os filhos de mães que sofrem muito com estresse, têm dificuldade em ganho de peso.

Além disso, acredita-se que o estresse também pode levar a uma redução do líquido amniótico. Em todo caso, não existe nenhum estudo claro que ligue o estresse da mãe à saúde psicológica do bebê.

Fazer xixi

No quinto mês de gestação o aparelho urinário do bebê já está formado, o que permite que ele faça xixi dentro do útero. Apesar disso, sua urina é limpa, já que é composta apenas do líquido amniótico que ele ingere. As substâncias que poderiam ser nocivas para ele, como a ureia, por exemplo, é enviada para mãe pelo cordão umbilical para ela excretar.

Descobrimento de coisas novas

Quem está do lado de fora e pensa que ficar dentro do útero é algo muito monótono, está bastante equivocado. O bebê encontra muito o que fazer enquanto ainda está na barriga da mãe. É dentro do útero, por exemplo, que eles aprendem a chupar dedo, piscar, bocejar, fazer caretas e se mexer.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: