Desenhos de Cocórico

Desenhos de Cocórico

O Cocoricó é mais um seriado de grande sucesso entre as crianças e que foi produzido pela TV Cultura, uma verdadeira referência não apenas no Brasil, mas no mundo em termos de programas para crianças. A série teve como principais diretores Arcângelo Mello, Eliana Lobo e Fernando Gomes.

O primeiro episódio da série estreou no Brasil no ano de 1996. Até o ano de 2003 o programa seguiu pelos caminhos trilhados pelos diretores originais, depois o programa acabou passando por uma série de reformulações, especialmente nos cenários e também com o surgimento de novos personagens.

Um dos principais diferenciais do programa é que a série é toda feita com bonecos manipulados por artistas. Júlio, um menino de oito anos de idade e que nasceu em uma grande cidade, é o personagem principal. A história começa quando o menino vai passar as suas férias na fazenda dos avós. Neste momento ele acaba se apaixonando pela natureza, especialmente pelos animais.

Além de conversar e brincar com os animais, Júlio também é um apaixonado por música, sendo que o seu instrumento preferido é a gaita de boca. Júlio costuma ficar um bom tempo junto com seus amigos na fazenda, tocando gaita e brincando com eles. Um fato curioso é que a primeira temporada do programa acontece toda em um único cenário, que é um celeiro dentro da fazenda. Nas temporadas seguintes o programa acabou ganhando alguns outros locais.

A fazenda é cheia de animais, e o melhor amigo de Júlio acaba sendo um cavalo, cujo nome é Alípio. O cavalo trabalha bastante puxando a carroça do fazendeiro, que apenas é mencionado na trama.

Completam a turma de amigos de Júlio três galinhas, um papagaio, uma vaca, um porquinho, dentre outros. Júlio também acaba tendo que lidar com alguns problemas, como a dupla Dito e Feito, que sempre acabam causando uma série de confusões na fazenda.